Terça, 30 Abril 2024

Pescadores protestam contra lei que proíbe pesca em Vitória

Os pescadores de Vitória não reagiram bem à proibição de pesca com vara nas praias da Capital. Pegos de surpresa, durante a manhã desta sexta (14), esse era o comentário que dominava as rodas de conversa na loja Vila Rica, na Praia de Camburi – ponto de encontro de pescadores tradicionais. 
 
Segundo os pescadores, a lei, já sancionada pelo prefeito Luciano Rezende (MD), não foi discutida nem com eles nem com usuários da praia.
 
De acordo com a nova Lei nº 8.480, a pesca de arremesso está proibida no município de Vitoria das 6h às 19h. A regra só não se aplica aos locais previamente determinados e demarcados pela municipalidade, no caso de torneios de pesca por entidades administrativas. 
 
Motivada pelo PL 35/13, proposto pelo vereador Zezito Maio (PMDB), a lei pretende garantir segurança da população, uma vez que a prática da pesca de arremesso, alega o vereador, põe em risco a integridade física dos banhistas. Em outras palavras, Zezito Maio, que é ligado a comunidades pesqueiras da Enseada do Suá, acha que os banhistas podem se machucar nos anzóis. 
 
Para Wilson Haagensen, gerente da loja Vila Rica e que pesca na região há meio século, a medida, protocolada em janeiro deste ano e aprovada no último mês pela Câmara, não foi discutida com usuários da praia ou com os pescadores. 
 
“Essa é uma decisão que partiu da reclamação de um grupo. Não da sociedade. É uma lei ridícula, sem critério e sem coerência. Podem olhar na Praia de Camburi agora e ver que não tem banhista, são poucos, muito poucos”, disse. 
 
De acordo com Haagensen, os pescadores se posicionam, sobretudo, nos píeres e nas pedras das praias, somente alguns ficam em frente ao Clube dos Oficiais e do Hotel Bristol. “Mesmo assim, há coerência, ninguém senta para pescar ao lado de um banhista”. 
 
Já para o pescador Gustavo, autor do Blog Pesca Vitória, a lei proposta do vereador Zezito Maio (PMDB) tem razão quando tenta proteger as famílias freqüentadoras das praias, embora ele também reconheça que são os píeres e as pedras os locais mais utilizados pelos pescadores de arremesso com vara ou molinete. 
 
Em declaração feita no jornal A Gazeta, desta sexta (14), o vereador afirmou que está aberto a sugestões e que a lei pode ser melhorada, mas para os pescadores, isso deveria ter sido feito antes da aprovação. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/