Quarta, 01 Mai 2024

Pesquisador capixaba vai refazer trecho de expedição histórica de Charles Darwin

meio_ambiente_divulgacao Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
O pesquisador Jean Paulo da Silva, de 22 anos, morador de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba, embarcará no navio do programa Darwin 200, em 2024, percorrendo um dos trechos da célebre expedição que serviu para o cientista Charles Darwin elaborar a teoria da Evolução das Espécies. De forma a cobrir parte dos custos com a viagem, ele realiza uma campanha online de arrecadação de recursos.

Graduado em Gestão Ambiental, Jean Paulo foi informado em setembro passado de que está entre os 200 jovens do mundo todo selecionados para o programa, cuja expedição começou este ano e seguirá até 2025. Ele realizará atividades por um período de uma semana, no primeiro semestre de 2024, mas ainda não tem conhecimento do trecho exato em que viajará.

O programa Darwin 200 bancará a maior parte dos custos com a viagem, mas Jean Paulo espera arrecadar, aproximadamente, R$ 3 mil para cobrir despesas adicionais. A vaquinha online tem sido divulgada no perfil de Instagram da Organização Não Governamental (ONG) Restauração e Ecodesenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana (Redi), onde ele atua de forma voluntária.

"A vaquinha vai me auxiliar a tirar alguns documentos que perdi nas enchentes de 2022, que serão necessários para tirar o passaporte e contratar seguro. E também com o deslocamento de Guaçui até Vitória ou Cachoeiro, quando for necessário", explica Jean Paulo, que, atualmente, não possui emprego fixo.

Durante seu período no programa, Jean integrará uma turma de seis jovens e atuará junto a uma ONG do local em que embarcar, estudando uma espécie da fauna ou flora que Darwin também pesquisou há quase 200 anos para escrever a teoria da Evolução das Espécies. Após o período de formação, ele terá que produzir um documentário de curta-metragem para ser publicado no canal do Darwin 200 no YouTube.
Arquivo Pessoal

"Será um período de estudos intensos. Eu busco ingressar em um programa de mestrado, e certamente essa formação do Darwin 200 vai me ajudar muito", afirma Jean Paulo.

Expedição

O naturalista inglês Charles Darwin embarcou em dezembro de 1831, então com 22 anos, para uma expedição científica de cinco anos a bordo do veleiro HMS Beagle. Foi essa experiência, na qual cruzou quase toda a costa da América do Sul e outros locais da África e Oceania, a principal inspiração para o livro A Origem das Espécies, de 1859, que revolucionou a ciência moderna.

O projeto Darwin 200 busca refazer o trajeto dessa viagem por um período de dois anos. O objetivo é treinar jovens líderes conservacionistas – não necessariamente da área acadêmica – de todos os países, para que desenvolvam pesquisas de ciência cidadã abordando os problemas ambientais mais críticos do mundo.

No Brasil, a expedição passou recentemente pelo arquipélago de Fernando de Noronha (PE), e está, atualmente, na cidade de Salvador (BA). 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/