Domingo, 28 Abril 2024

Prefeitura deve criar duas áreas alternativas para amenizar disputa na orla de Camburi

O conflito entre as diferentes tribos urbanas que disputam espaço na orla da Praia de Camburi, em Vitória, pode estar com seus dias contados. Pelo menos a ideia é buscar uma solução, mesmo que provisória, para o verão, quando a orla se torna ainda mais disputada.



Segundo o vereador Serjão Magalhães (PSB), que organizou uma audiência pública nessa quarta-feira (28) para discutir o uso e ocupação das praias de Vitória, duas novas áreas de lazer na Capital devem ficar prontas antes do início da temporada de verão.



O vereador reconhece que as novas áreas não deverão solucionar o problema em definitivo, mas ajudarão a desafogar a orla de Camburi, que vem servindo de campo de conflito entre os frequentadores.



“Recebemos um requerimento dos usuários de patins cobrando o tratamento de uma área circular grande próxima a Curva da Jurema, que será utilizada como uma alternativa rápida para o problema. Além disso, a prefeitura de Vitória irá inaugurar uma nova área de lazer no fim da Praia de Camburi, que poderá ser utilizada por skatistas”, disse ele.



A insatisfação atinge a todos os segmentos que frequentam o espaço. Segundo a atleta de patinação Flávia Pretti, há muita intolerância por parte dos pedestres em um espaço que deveria ser de uso coletivo.



“Hoje eu sinto dificuldade de estar no calçadão e lá é um local apropriado pra nós. Não queremos andar em uma quadra, queremos o ar livre, assim como as bicicletas, a prática da ginástica funcional, o skate. A cidade está buscando o ar livre”, ressaltou.



Para o vereador Serjão, as áreas que deverão ser liberadas para uso no verão poderão amenizar o problema, porém não dispensa a regulamentação para o uso da orla.



O Ministério Público Federal, representado na audiência pública pelo promotor Marcelo Lemos, também cobrou a regulamentação do uso da orla da Praia de Camburi. O promotor defendeu que a discussão conte com propostas de todos os setores de usuários da região.



Campanha



Para tentar conscientizar a população sobre o problema, a prefeitura prometeu realizar neste final de semana uma campanha educativa na orla. “É uma ação da nossa coordenação de lazer para mostrar, através de brincadeiras, que o uso de patins e skate de forma desordenada pode trazer problemas”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Roberto Rossoni.



Para o skatista Pasqual, a campanha educativa não irá resolver o problema e provavelmente poderá denegrir a imagem do esporte que já é mal visto pela sociedade. “Não se compara a proposta de educação ambiental às alternativas de finalizar o calçadão de Camburi e criar novas áreas apropriadas para a prática”, disse.



Para ele, é preciso criar novas áreas para o uso do skate na cidade, visto que a pista construída no Parque do Tancredão é de difícil acesso e insegura à noite. “A questão do conflito baseia-se na falta de espaço para a prática do esporte. Para diminuir a densidade de skatistas nestas áreas é necessário criar áreas atrativas para a categoria, o que não vem ocorrendo”, ressaltou.



Ele lembrou que a área destinada ao esporte na Praça dos Namorados está abandonada pela prefeitura de Vitória. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/