Terça, 14 Mai 2024

Projeto que obriga instalação de telas na Terceira Ponte vai tramitar em regime de urgência

Projeto que obriga instalação de telas na Terceira Ponte vai tramitar em regime de urgência

A Assembleia Legislativa deve iniciar a votação, na próxima semana, do projeto de Lei (PL 35/2014), que obriga a instalação de redes de proteção ao longo da Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha. Na sessão desta quarta-feira (12), os deputados aprovaram a adoção do regime de urgência na tramitação da matéria, de autoria do deputado Euclério Sampaio (PDT). O texto será apreciado pelas comissões permanentes da Casa em plenário.



De acordo com o projeto, a concessionária Rodosol – que administra o trecho da ponte – será obrigada a instalar grades ou telas de proteção com, no mínimo, três metros de altura, no prazo de até 180 dias. O modelo dos equipamentos deverá ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-ES). O texto estabelece ainda multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da lei.



Na justificativa do projeto, Euclério alega que os constantes incidentes na ponte exigem a intervenção do poder público como uma forma de garantir “proteção à vida”. Ele cita ainda que os dados oficiais sobre mortes na ponte, divulgados recentemente, são subestimados. “Sabemos que esses dados não correspondem à realidade, haja vista que recebemos quase que diariamente noticiais de que alguém pulou da ponte”, assegurou.



A instalação de grades de proteção na Terceira Ponte não é um assunto recente na Casa. Em abril de 2008, a Assembleia aprovou um projeto de lei semelhante (PL 430/2007), de autoria do deputado Marcelo Santos (PMDB). A matéria também obrigava a instalação de redes de proteção na Terceira Ponte. Apesar do grande apelo da proposta à época, o texto foi vetado integralmente pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB).



Os recentes casos de suicídio na ponte – divulgados pela mídia local em decorrência da relação com outros crimes – abriram a discussão sobre o assunto na classe política. Além da iniciativa do parlamentar, os vereadores dos dois municípios também se manifestaram a favor da instalação da proteção. Na semana passada, um grupo de vereadores de Vila Velha entrou com representação no Ministério Público Estadual (MPES) para obrigar a instalação da proteção como forma de evitar novas mortes no local.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/