Sábado, 11 Mai 2024

Publicado edital para a construção da Quarta Ponte

Publicado edital para a construção da Quarta Ponte
Foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (2) o edital de licitação para a construção da Quarta Ponte, compreendendo ainda acesso e viaduto. As empresas pré-qualificadas, a gigante Camargo Corrêa e o consórcio Nova Travessia de Vitória, formado pelas construtoras Odebrecht e OAS, tem até o dia 17 de novembro para a entrega das propostas. As obras estão orçadas em R$ 1,2 bilhão.
 
Na mesma edição foi publicado o edital para contratação de empresa para gerenciamento, apoio técnico-operacional, supervisão e fiscalização das obras de implantação da ponte, sob o valor de R$ 51 milhões. 
 
Junto com o Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus), a Quarta Ponte é o principal projeto do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) do governo Renato Casagrande. O objetivo da ponte é estabelecer uma nova alternativa de tráfego para quem circula pela Região Metropolitana. 
 
Estudos preliminares indicam que a ponte deverá ter uma extensão de 1.400 metros sobre a baía de Vitória, com quatro faixas de rolamento por sentido de tráfego, sendo uma das faixas de cada sentido já adaptada ao BRT. Também haverá ciclovia e calçada nos dois sentidos. 
 
Sobre as obras do BRT, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) anunciou em junho os licitantes pré-qualificados para a concorrência pública de realização das obras de implantação. O resultado pré-qualificou os consórcios CCCC/CCIN - BRTVitória, Cowan CBM, BRT Grande Vitória e Linha Livre. 
 
Formam a composição dos consórcios as empresas Construções e Comércio Camargo Correa S.A. e Camargo Correa Infraestrutura S.A. (CCCC/CCIN - BRT Vitória), Construtora Cowan S.A. e Construtora Barbosa Mello S.A. (Cowan CBM), Construtora OAS S.A. e Coesa Engenharia LTDA (BRT Grande Vitória) e Construtora Andrade Gutierrez S.A. e Construtora Norberto Odebrecht (Linha Livre).
 
Orçado em cerca de R$ 800 milhões, o projeto do BRT prevê uma série de intervenções para a implantação dos corredores exclusivos, incluindo pavimentação de vias, construção de elevados e viadutos e a construção de um terminal. O trajeto sairá de Laranjeiras, na Serra, passando pelo Centro de Vitória, onde segue para Jardim América, em Cariacica, até chegar ao Corredor Bigossi, em Vila Velha.

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