Quinta, 16 Mai 2024

Reativação da ciclofaixa da Serafim Derenzi vai permitir o trânsito de 1,8 mil ciclistas na região

Reativação da ciclofaixa da Serafim Derenzi vai permitir o trânsito de 1,8 mil ciclistas na região
A ciclofaixa da rodovia Serafim Derenze, em Vitória, será desocupada para uso dos mais de 1,8 mil ciclistas que circulam diariamente pela região. A medida foi aprovada nesta quarta-feira (23), após reunião realizada no bairro São Pedro, a pedido de comerciantes, moradores e ciclistas. 
 
O objetivo era discutir a ocupação da ciclofaixa por automóveis, como ocorre atualmente. Durante a reunião, alguns comerciantes chegaram a mostrar certa resistência à liberação da faixa exclusiva para ciclista, com receio de uma queda nas vendas, já que hoje a faixa é usada como estacionamento de veículos.
 
Entretanto, após muito diálogo entre comerciantes, moradores e ciclistas, a medida foi aprovada na presença de 130 pessoas e do secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Max da Mata.
 
Segundo o secretário, a administração irá providenciar a sinalização horizontal da ciclofaixa até o final de outubro, implantar a sinalização vertical até novembro e durante dois meses realizar uma campanha educativa dirigida a usuários, comerciantes, motoristas e a população em geral.
 
Só em janeiro a ciclofaixa deverá funcionar normalmente. Os carros que insistirem em estacional no local serão multados. De acordo com Max da Mata, obras e outros obstáculos na faixa exclusiva para ciclistas também serão fiscalizados pela administração pública.
 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para este tipo de infração, o valor é de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - e os carros estacionados sobre a ciclofaixa poderão ser guinchados.
 
“Foi lindo o que vi durante a reunião. Achamos que não iriam muitos ciclistas e quando chegamos lá estavam os trabalhadores que diariamente circulam pela região de bicicleta. Inicialmente, os comerciantes mostraram alguma resistência, mas depois de muita conversa tudo foi acordado e a medida foi apoiada por praticamente 100% dos presentes”, comemorou o ciclista Emmanuel Favre-Nicolin, autor do blog Vitória Sustentável. 
 
Segundo Nicolin, durante o debate, chegou-se a discutir a criação de uma ciclovia pela orla, mas a distância que seria imposta e as intervenções ambientais necessárias levaram a proposta a ser desconsiderada. 
 
A luta pelos direitos de ciclistas na região já dura 20 anos e a medida foi comemorada pelos ciclistas da região. "Sempre vou de bicicleta fazer pequenos serviços pelo bairro ou em outros bairros próximos, como Joana D’Arc. Com a ciclofaixa desocupada, vamos ganhar muita segurança e tempo também", disse Jair Vicente.
 
Dos 130 presentes, apenas dois votaram contra a desocupação da ciclofaixa. "Eu aprovo a campanha educativa. Mas, depois, a Guarda precisa fiscalizar para valer, com multa e guincho. Só assim teremos a ciclofaixa livre para ciclistas", cobrou a moradora Sandra Aparecida Lopes.
 
Durante o debate público também foram discutidas outras ações, como o compartilhamento de calçadas entre ciclistas e pedestres em trechos onde não há condições de criação de ciclofaixa, como no bairro Joana D’Arc. Nesses trechos, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) vai implantar sinalização específica. Um estudo para disciplinar carga e descarga também será feito, uma vez que se trata de uma rodovia com grande concentração comercial.
 
Já a criação de estacionamentos que atendam o comércio local não ficou definida. De acordo com Max da Mata, ele chegou a buscar locais da autarquia municipal, estadual e federal para construir bolsões de estacionamento próximo à região, mas não encontrou. Outras opções ainda serão discutidas entre as partes. 

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