sábado, novembro 8, 2025
24.9 C
Vitória
sábado, novembro 8, 2025
sábado, novembro 8, 2025

Leia Também:

Século Diário é um dos vencedores do 18º Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Matéria de Lucas Schuina e Elaine Dal Gobbo ficou em 2º lugar em Webjornalismo

Na noite dessa sexta-feira (7) o Espírito Santo conheceu os vencedores da 18ª do Prêmio de Jornalismo Cooperativista (PJC), realizado pelo Sistema OCB/ES – Organização das Cooperativas Brasileiras. Século Diário ficou em segundo lugar na categoria Webjornalismo, com a matéria Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no cooperativismo, dos repórteres Elaine Dal Gobbo e Lucas Schuina.

Divulgação

A matéria, avaliada pelo júri técnico, disputou com outras 11 que se inscreveram no prêmio e ficou entre as cinco finalistas. Destaca o trabalho de quatro mulheres que presidem cooperativas: Selene Hammer Tesch, da Cooperativa de Agricultura Familiar da Região Serrana (Caf Serrana); Loreda Falchetto Venturim, da Centro de Educação, Cultura e Lazer (Coopeducar); Leonarda Maria Plaster, da Cooperativa de Produtores de Gengibre da Região Serrana do Espírito Santo (Coopginger); e Virgínia Hosken Correa, da Cooperativa de Trabalho Manualidadeterapia Artesanato e Saúde Mental.

“A premiação, para mim, é um reconhecimento do papel que a mídia alternativa tem de contar narrativas muitas vezes, apagadas, esquecidas, que devem ganhar visibilidade como forma de mostrar que há possibilidade de construir novos caminhos em uma sociedade marcada por tanta opressão vendida como algo natural e inquestionável, como a que é feita com as mulheres e tantos outros grupos”, diz Elaine.Lucas destaca a importância de iniciativas que incentivem uma produção jornalística que de fato tenha impacto social. “O Prêmio de Jornalismo Cooperativista nos incentiva a continuar fazendo reportagens sobre temas fundamentais, como é o caso da presença feminina no cooperativismo no Espírito Santo”, ressalta.

É o segundo ano consecutivo no qual Século Diário vence o Prêmio de Jornalismo Cooperativista. Em 2024, a matéria Cooperativismo promove sustentabilidade, empodera mulheres e combate o êxodo rural, de Elaine Dal Gobbo, que aborda o trabalho da Cooperativa de Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC) e da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), em Muqui, sul do Estado, ficou em primeiro lugar na categoria Webjornalismo. As duas cooperativas têm como foco o fortalecimento da agricultura familiar, além de incentivar o protagonismo feminino e a permanência da juventude no campo, possibilitando a sucessão rural.

Criado em 2007, o PJC tem como foco reconhecer e valorizar os trabalhos da imprensa do Espírito Santo que abordam o cooperativismo em suas produções, levando informações sobre esse modelo de negócio para um número cada vez maior de pessoas. Nas 17 primeiras edições, foram inscritos 1,5 mil trabalhos, premiados 43 materiais e distribuídos mais de R$ 1 milhão em prêmios.

Mais Lidas