Quinta, 25 Abril 2024

Trabalhadores param canteiros de obras em todo o Estado

Esta segunda-feira (6) está sendo marcada por manifestações dos trabalhadores da construção civil, que paralisaram as obras nos canteiros de todo o Estado, em protesto contra a decisão liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que anula o reajuste de 14% conquistado pela categoria, após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES). A paralisação atinge cerca de 30 mil trabalhadores no Espírito Santo.

Durante a manhã desta segunda, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst-ES) percorreu os canteiros de obras conclamando os trabalhadores a se juntarem ao movimento, paralisando as obras. Aqueles contemplados com reajuste salarial de 12%, no entanto, continuam trabalhando normalmente. 
 
Nesta terça-feira (7) deverá ser realizada uma audiência entre os representantes do Sintraconst e o presidente do TST, João Oreste Dalazen. em que os representantes dos trabalhadores vão tentar comprovar que o reajuste linear de 7,5% previsto na liminar do tribunal não deve ser aplicado. 
 
O resultado do encontro será apresentado nesta quarta-feira (8), quando o sindicato realizará uma assembleia com os trabalhadores, na Praça dos Namorados, em Vitória, quando a categoria votará pela continuidade ou não da paralisação das obras. 
 
A campanha salarial de 2012 do Sintraconst foi marcada por uma greve de trabalhadores no mês de maio, que durou 19 dias. Os trabalhadores retornaram ao trabalho após uma decisão do TRT-ES, que estabelecia o reajuste salarial em 14%.
 
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon) recorreu da decisão ao TST e teve liminar de suspensão do aumento, acatada no dia 25 de julho.  

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/