domingo, dezembro 7, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

1º, 2º, 3º…

 
Da fila de candidatos de Paulo Hartung (PMDB) a prefeito em Vitória, o deputado federal Lelo Coimbra, do mesmo partido e aliado do governador, é quem mais teria legitimidade para reivindicar seu apoio na campanha. Mas, até aqui, demonstra que caiu na real do risco de depender de Hartung e protagoniza movimentos para “andar com as próprias pernas”. A atual jogada para emplacar um nome seu na Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Estado, com a derrubada de Magno Pires, cargo do PT, é o exemplo mais recente. Lelo tomou as rédeas da bandeira dos terrenos de marinha, cuja paternidade também é cobrada pelo prefeito Luciano Rezende (PPS), e terá tudo para capitalizar sozinho com a questão na Capital, o que inclusive já começou a fazer. Como se sabe, a polêmica das taxas, que atinge muitas pessoas em Vitória, está incluída nos assuntos que devem nortear a disputa, prevista para ser acirrada. Com as articulações que se desenham no campo político, Lelo busca condições de disputar, pela primeira vez, sem a mão direta de Hartung. Até mesmo porque, desde que anunciou a candidatura a prefeito na Capital, o deputado vem sendo solenemente ignorado pelo correligionário. Além de Lelo, o cenário da segunda principal vitrine política conta com outros dois nomes ligados ao governador: Amaro Neto (SD) e o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. Amaro é o pupilo da vez e Luiz Paulo deixou o Bandes nessa terça-feira (31). E aí, qual será a posição de Lelo na ordem de preferência? 

Sei, sei…

O deputado federal Max Filho (PSDB) publicou em suas redes sociais um telegrama enviado pelo presidente interino Michel Temer em agradecimento à “contribuição e apoio” às proposições aprovadas na sessão da Câmara do último dia 24, em especial a “meta fiscal”. “Não lembro de ter recebido um telegrama de gratidão de Dilma como esse do Temer. Pudera: humildade ali passa longe”. Perguntinha: sério, mesmo, que o deputado acha a iniciativa de Temer sinal de humildade?

Mesmos passos

O prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) faz escola com o “mestre” Hartung e divulga sua imagem em nível nacional, com sua iniciativa preferida, a Guarda Municipal Armada. Nessa terça-feira (31), apresentou o projeto na Câmara dos Deputados, no VIII Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública. Sabe qual o peixe vendido por Rodney? Que a Guarda é “exemplo nacional”. Qualquer semelhança…

‘Levante’

Por falar em Hartung, a gestão estadual tenta ofuscar o bombardeio em cima da campanha milionária “amorS2es”. A Secretaria de Estado do Turismo irá concorrer com o filme da propaganda no 3º Festival Internacional Audiovisual de Comércio, Cultura e Turismo (Fiacult). Mais um marketing pra conta.

Barrado

O Sindipetro no Estado está em plena campanha contra as vendas dos campos terrestres da Petrobras, que afetará os trabalhadores capixabas do setor. A entidade, que tem feito atos e debates, iniciaria agora a divulgação do pleito para a população por meio de outdoors e busdoors. Tudo pronto até que…a empresa que oferece o serviço se negou a fazê-lo! Adivinha o nome que apareceu na justificativa? Hartung.

Lembrança

Se alguém já esqueceu, refresco de memória: aconteceu a mesma coisa com o Sindipúblicos na campanha “Hartung, esse abraço eu não quero”.

Só um ‘detalhe’

O ex-governador Renato Casagrande (PSB) avisa: o estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) apresentado nessa segunda no Palácio Anchieta, que aponta o Estado como os cinco mais competitivos do País, tem 2014 como ano de referência, o último de sua gestão. “Desmascara, mais uma vez, a farsa montada pelo atual governo para justificar sua inércia e falta de projetos com a afirmação ‘dúle’ que recebeu um estado desorganizado”.

Holofote

De olho no Dia Mundial do Meio Ambiente, o vereador Luiz Emanuel Zouain (PPS) resolveu prestar contas nas redes sociais de sua gestão à frente da pasta ambiental em Vitória. Esse aí não perde uma!

‘Crise’

O Ministério Público do Estado (MPES) reajustou mais uma vez o valor do tíquete‏ alimentação dos servidores. Neste mês, cada folhinha do talão passou a valer R$ 46,59. Acho que dá para almoçar direitinho…

Nas redes

“A região do Parque Moscoso merece mais atenção. Visitei o bairro e pude observar que mínimos serviços como a manutenção de praças e do mais tradicional parque de Vitória, que no próximo sábado comemora 104 anos, não estão sendo feitos”. (Vereador de Vitória Marcelão – PT – no Facebook).

PENSAMENTO:

“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”. Friedrich Nietzsche

Mais Lidas