Quinta, 02 Mai 2024

A arca de Casagrande

 

Nas pretensões do governador Renato Casagrande, a arca armada para levá-lo à reeleição está em vias de receber o PSDB, como demonstra o ingresso em seu governo do ex-prefeito e ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas. Já há avanço nas conversas com o presidente do ninho tucano, o deputado federal César Colnago. É acreditar demais na capacidade de Casagrande de lidar com a classe política capixaba. Os demais partidos já estão de passagem na mão para embarcar na mesma arca. Será o governador o timoneiro para uma barca como essa diversificação de "animais" políticos, acostumados a se morder por conta de velhas diferenças políticas? Nesse meio, há tempo para tudo; concórdias, discórdias e até mesmo de saltar fora. E sem aviso prévio.



Mas...



Achar que essa barca vai navegar sempre em mar de almirante é de uma ingenuidade a toda prova. Mesmo que o momento seja o de Casagrande, como realmente  é agora. Mas certamente não o será amanhã. 



Presentes



Se for olhar quem está dentro dela, vai encontrar, na primeira classe, próximo ao governador Casagrande, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB); o presidente da Assembléia, Theodorico Ferraço (DEM), e o senador Magno Malta (PR).



Resistência



Ferraço e PH, com certeza, com os seus aprontos. Já Magno pode entrar nessa primeira classe pelo seu tamanho político, mas dificilmente estará de corpo presente. A dele sempre foi a do eu sozinho, por conta de seu desalinhamento com as elites capixabas.



Fim de papo



Não há mais nenhuma possibilidade de o senador Magno Malta e o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga permanecerem no mesmo partido. Malta ficará no PR, e Neucimar? Neucimar tem inúmeras propostas. Desde o PSB de Casagrande, passando pelo PV, pelo PTB, e até o PSD.  



Disputa



Neucimar, aliás, vai concorrer à Câmara dos Deputados e enfrentar na sua base o candidato do atual prefeito Rodney Miranda (DEM), o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB).



Na cola



O ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) não está sozinho como postulante à candidatura ao Senado. A atual senadora petista, Ana Rita Esgário, que faz um bom mandato, também quer e tem a preferência, exatamente por se encontrar dona do mandato.

 

 

"O meu objetivo é colocar no papel aquilo que vejo e aquilo que sinto da mais simples e melhor maneira."
Ernest Hemingway

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/