Terça, 30 Abril 2024

A casa em que moramos

 

Todo dia devia ser dia da terra, mas como esquecemos de cuidar da própria casa, foi criado o Dia Internacional da Terra, em 1970. Lá se vão 43 anos, e não nos iludimos de que as coisas tenham melhorado. Resta, no entanto, o consolo de que poderiam estar ainda piores. A data foi criada pelas Nações Unidas, mas hoje é coordenada globalmente pelo Earth Day Network, e comemorada em mais de  192 países. Como convém.
 
 
O ativista americano John McConnell propôs a brilhante ideia em 1969, em uma conferência da Unesco, em São Francisco. Ele escolheu o dia 21 de abril por ser o início da primavera no hemisfério norte. Em 1990, o senador americano Gaylord Nelson embarcou na ideia e instituiu oficialmente o dia da terra no dia 22 de abril, durante um protesto contra a poluição que teve a participação de 20 milhões de pessoas.
 
O lema dos três Rs -  Reuse, Recicle, Reduza - ainda é a melhor receita de morar bem, mas a ênfase deve estar em reduzir. Sempre que possível, use o telefone e a Internet para diminuir o consumo de combustível... ou vá a pé. Resista aos modismos e mantenha seu celular enquanto vivo for. Se não consegue resistir ao novo modelo que seu melhor inimigo já tem,  doe o velho para instituições que reusam ou reciclam.
 
 
Evite o uso de pilhas, que consomem mais energia para serem fabricadas do que produzem. Quando possível, use as recarregáveis. E essa é a melhor parte: Diminuia o consumo de carne vermelha. A bucólica imagem de boizinhos catando seu verde jantar no pasto é uma das maiores responsáveis pelo efeito estufa. Coma mais frango, disse o boi; Coma mais chocolate, disse o frango. Não coma, disse o agente funerário.
 
 
A tinta de impressão é um dos líquidos mais caros do mundo, e os cartuchos vazios poluem o meio ambiente. Tem  certeza que precisa imprimir a última piada que sua tia mandou por email? Precisa mesmo imprimir a cores o novo endereço do novo cunhado que você pegou no Google? Desligue o computador se ficar mais de duas horas sem usá-lo, e o monitor por mais de 15 minutos. O maior responsável pelo consumo de energia de seu computador é o monitor.
 
 
Um CD leva aproximadamente 450 anos para se decompor. Por que  não fomos feitos do mesmo material? Prefira um drive USB, ou melhor ainda, mande seus arquivos para seu próprio email. Você gasta horrores pra malhar na academia, e desperdiça energia usando o elevador? Pela escada você gasta calorias e poupa energia. Se depois do banho você está limpo, por que lavar a toalha? Precisa mesmo lavar a roupa de cama toda semana?
 
 
Entre os famosos que aderem à luta pela preservação ambiental, meu homenageado desse ano é Jaden Smith, o filho famoso do Will Smith. O rapaz abraçou o “Canopy Project”, um projeto que planta árvores para beneficiar as comunidades pobres no mundo todo. Nos últimos três anos, o projeto plantou dois milhões de árvores em 18 países. “O Projeto Canopy quer plantar 10 milhões de árvores nos próximos cinco anos. Isso é essencial. Precisamos começar a trabalhar”, disse Jaden.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/