Nas eleições de 2012 (prefeitos e vereadores) havia uma grande expectativa da população em relação à Lei da Ficha Limpa. Afinal, os eleitores queriam saber se a lei que prometia banir da disputa os candidatos com condenação colegiada funcionava de verdade ou não.
Houve um misto de frustração e esperança após as eleições. Muita gente esperava que a lei tratasse os chamados fichas-sujas com mais rigor. O que se viu foi muito candidato arranjando uma brecha na Justiça para seguir na disputa. No final das contas, muitos políticos com pendências na Justiça foram eleitos e diplomados.
Nas eleições deste ano, os entusiastas da Ficha Limpa veem com mais otimismo a efetividade da lei. As primeiras listas de candidaturas impugnadas apresentadas pelas Procuradorias Eleitorais mostram que a lei deve ser menos tolerante nestas eleições.
Para o juiz Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, as características das eleições majoritárias (presidente, senador, governador, deputado estadual e federal) vão facilitar o cerco aos candidatos fichas-sujas. Ele lembra que em 2012, num universo de quase meio milhão de candidatos, mais de 1,2 mil foram enquadrados na lei, ou seja, cerca de 4%. Este ano, o número de candidatos, pela própria característica das eleições, será bem menor, porém, mais representativo.
No primeiro filtro, as Procuradorias Eleitorais de todo o País impugnaram 198 candidaturas. No Estado, 20 candidatos tiveram seus registros impugnados. Entre eles alguns “medalhões” da política capixaba já aparecem na lista. Casos do deputado federal Lelo Coimbra; do deputado estadual Dary Pagung (PRP); do ex-prefeito de Anchieta, Edval Petri (PSB); do ex-prefeito de Cariacica e Vila Velha, Vasco Alves (PR); e do ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Jadir Péla (PSB).
Analisando o parecer da PRE-ES, a sensação que se tem é de que não há mais saída para os candidatos. Em cada um das candidaturas impugnadas, ficam evidentes as práticas de o abuso do poder econômico e político.
Em breve, saberemos se de fato houve avanço na aplicação da Lei da Ficha Limpa de 2012 para cá. Um bom indicador é observar se os candidatos incluídos na “lista suja” conseguirão limpar a ficha este ano. Com a calma que eles estão tratando o assunto, parece que sim.

