Há uma nota em A Gazeta(edição de hoje 17) com o presidente estadual do PSDB, o vice- governador César Colnago, afirmando que o ex-prefeito de Vitória e atual presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, será o candidato do partido em Vitória. A informação cresce de importância na medida em que Colnago fez saindo de uma reunião, em Brasília, com o presidente nacional do partido, o senador Aécio Neves.
Mas por aqui, já havia se cogitado dessa sua candidatura. Que não foi em frente porque o próprio Luiz Paulo encarregou-se de segurá-la sob pretexto de que ele só candidataria a pedido do governador Paulo Hartung. O que pode parecer algo sem sentido, ou meramente uma fuga.
Mas não é. O histórico dele com PH registra ele sendo derrubado numa candidatura ao Senado, noutra à prefeitura de Vitória, ao governo do Estado, e mais outro ao Senado. Todas elas com muitas boas condições de ganhar. Essa última o para o Senado, então, foi terrível. Ele era candidato em dobradinha com Renato Casagrande, para o governo, e foi obrigado a abrir mão para garantir o apoio do seu partido à candidatura de PH ao governo.
Quando ele fala, que só será candidato, dessa forma, à prefeitura de Vitória, não lhe falta razão ainda mais com PH sentado na cadeira de governador do Estado. Só que dessa vez, não há outro nome disponível no estoque de candidatos à prefeitura de Vitória capaz de garantir sucesso que não seja Luiz Paulo com suas credenciais de duas ótimas gestões.
No que se refere a estratégia de campanha, ele então serra cima quando o adversário é Luciano Rezende, que elegeu-se pregando mudança em cima dele. Dando condição de que ele puxe para o lado do revanche. Pois Luciano ganhou dele pregando mudança que Luciano não consguiu até agora fazer. E em matéria de gestão, que é que enche os olhos do eleitor, Luiz Paulo dá de carroçada no Luciano.
Evidente que a eleição em Vitória não se limita aos dois. Há vários outros nomes. O deputado federal Lelo Coimbra(PMDB) que deve ser o candidato de PH, mas para que ele tenha êxito, o governador tem que melhorar a sua imagem em Vitória. Mas como nunca é a dele subir em palanque, prefere agir estrategicamente, mas no caso do Lelo, ele vai ter que ir para a rua.
O que fortalece à candidatura do Luiz Paulo que ela precisa apenas que PH não a atrapalhe. Como sou daqueles que ainda acredita na candidatura do ex-governador Renato Casagrande, por mais remota que ande sendo tratada, inclusive por ele próprio , não vejo melhor oportunidade para ele fazer já um combate com PH numa arena vista pelo Estado todo.
O ex-governador quer mais o quê? O eleitorado de Vitória foi extremamente generoso com ele por ocasião da disputa pelo governo. Deu-lhe uma enorme votação.
Muitas das vezes, em eleição, o cavalo passa arriado e o cavaleiro não monta.
Mas tudo indica que ele vai mesmo apoiar à reeleição do Luciano Rezende, Se assim ocorrer mesmo, vai dar chance qa PH armar uma bela cilada para cima do Luciano alinhando várias candidaturas para deixa-lo a pé ainda no primeiro turno.
Mas ha´que se admitir que PH anda bastante tripudiado, muito embora ele ache que Deus fale com ele todas às noites.