Domingo, 28 Abril 2024

A ilha das lágrimas

Devido ao crescente número de imigrantes que invadia os Estados Unidos, em 1892 foi criado um centro de recepção de imigrantes (a maioria europeus) na Ilha Ellis, na Baía de Nova York. Essa foi a maior estação de imigração do país e ficou conhecida como a porta de entrada para o novo mundo. Ou seja, o eldorado. O nome vem do dono da ilha, Samuel Ellis, que a vendeu em 1808 para o estado de Nova York. Entre 1892 e 1924, calcula-se que 12 milhões de imigrantes passaram pela ilha. 

*

A maioria dos imigrantes da primeira e segunda classe dos navios eram rapidamente entrevistados ainda nos navios e admitidos no país, na suposição de que tinham dinheiro suficiente para se manter e não seriam um peso para o governo. Com os passageiros da terceira classe a história era outra: saúde, situação social e política eram cuidadosamente checados, um processo que podia demorar de três a cinco horas. Acredito que nos portos e aeroportos americanos esse critério ainda é usado nos dias de hoje.

*

Um incêndio em 1897 destruiu o imóvel, e toda a história ali armazenada virou cinzas. O prédio foi reconstruído e reaberto em 1900. Em 1990 foi transformado no Museu do Imigrante. Para melhor vigiar o porto de entrada deste eldorado, foi instalada ali perto, na Ilha da Liberdade, a estátua da Liberdade, então chamada 'A liberdade a iluminar o Mundo'. Miss Liberty tem 93 metros de altura e na mão direita tem uma tocha para iluminar o caminho dos imigrantes. Venham todos, que aqui serão bem vindos. Na mão esquerda ela tem a ata da Independência do país.

*

Alguns famosos que passaram pelo crivo da ilha: Claudette Colbert, Irving Berlin, Isaac Asimov, John Weissmuller, Tarzan, Frank Capra, Khalil Gibran, Cary Grant, Bob Hope, Elia Kazan. Os critérios dos agentes da imigração talvez não tenham sido muito. Um certo Meyer Lansky se tornou um grande mafioso, considerado um dos mais bem sucedidos criminosos dos tempos da lei seca. Embora tenha criado um império de jogo ilegal que se espalhou pelo mundo, a polícia nunca conseguiu provar nada contra ele.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/