Domingo, 28 Abril 2024

A onda do mar levou

Já tendo quase destruído o planeta que habitamos, nós, seus irresponsáveis residentes, estamos também poluindo o universo que nos rodeia. A Bíblia não registra, mas Deus deve ter avisado: Adão, meu filho amado, cuida bem da tua casa, pois não vou te dar uma opção B. Ou Z. Mesmo assim, quanto mais temos, mais queremos. Sem nem mencionar o ar que respiramos e, acima dele, a tal camada de ozônio que nos protege.

*

Não satisfeitos com o que temos, a espécie inteligente quer também explorar outros planetas, na insana busca por ouro e especiarias, ou pelo velocino de ouro - Por que seríamos os únicos na imensidão de um universo ilimitado, ou cujos limites não alcançamos? Não foi Winston Churchill, mas o filósofo George Santayana quem disse: Aqueles que não lembram do passado estão condenados a repeti-lo no futuro. Em um passado não muito distante, a busca por novos horizontes se manchou de sangue e exploração humana.

*

Tudo pelo progresso da raça humana, o conforto de uns poucos em detrimento de muitos. Por que sonhar que não aconteceria o mesmo se descobrirmos outros planetas, com outros povos, outras religiões e culturas? Mas qual seria o invasor e qual seria o dominado? Que outras doenças trariam essas interações, para as quais não conheceríamos antídotos? O progresso, não importa em em qual área do conhecimento, é sempre bem-vindo, mas cobra seu preço.

*

Não olhe para o alto, aconselha um bom filme. Não devemos também olhar para os oceanos, onde dançam ao sabor das ondas bilhões de garrafinhas plásticas. Embora os condomínios tenham coleta de lixo diferenciada - azul para reciclagem, verde para os outros -, vejo que as azuis estão sempre pela metade, as verdes abarrotadas. Idealmente, seria o contrário, mas reciclar dá trabalho e custa caro. Melhor reusar, mas quem tem tempo pra esses modernismos?

*

Enquanto isso, a humanidade continua tocando sua vidinha, sem ver o asteroide chamado desastre se aproximando da terra. Todos acreditam que as soluções estão a caminho - que a ciência e o novo celular podem resolver todos os problemas; que os caminhões da Amazon vão deixar na porta um mundo melhor, mais justo e menos humano. Quem sabe? Afinal, por que pagamos tantos impostos?

*

Cadê o problema que estava aqui? A onda do mar levou. Pega o controle remoto e liga a TV e escolha a melhor opção. Para alegrar o fim de semana, um teste relâmpago: a que filmes pertencem as frases mais conhecidas e repetidas de todos os tempos? 1) Que a força esteja com você; 2) Hasta la vista, baby; 3) Bond. James Bond; 4) Mostre-me o dinheiro; 5) Toque outra vez, Sam; 6) Francamente, eu não dou a mínima; 7) Para o infinito e além. A frase campeã de todos os tempos: Reuse, reaproveite, recicle, seus netos vão agradecer.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/