domingo, setembro 14, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, setembro 14, 2025
domingo, setembro 14, 2025

Leia Também:

Aconteceu? Virou manchete

O mesmo que tentaram fazer comigo mas não conseguiram

Marcelo Camargo/Abr

Mesmo se até esse momento o manda-chuva nada fez que melhorasse seu país ou o nosso, ele já conquistou sua medalha de ouro e será lembrado pelos séculos vindouros por ter criado um conflito que, embora aparentemente insignificante, está mudando as relações diplomáticas entre os países da aldeia global – a guerrilha das tarifas. Com tantos governos eficientes e poderosos trocando bombas pra lá e pra cá mundo afora, como nenhum deles pensou nisso antes? Vejam bem, sem derramar uma só gota de sangue!

*

O Brasil é o único país do mundo que planta café, grita o presidente Lula, e sobe as tarifas do Café Pelé. Eu controlo o único país do mundo que ainda não acabou com os elefantes! Grita o presidente do Congo, e sobe as tarifas do paquiderme. Mr. T tem produtos de sobra que não existem nos países menos privilegiados, portanto… “Desobedeceu minhas ordens?”. Lá vem supertarifa!
*

A mídia não dorme mas quase sempre fica no meio: Aconteceu? Virou manchete! Referindo-se aos fatos que puseram o Brasil nas primeiras páginas da imprensa internacional, Mr. T disse: o mesmo que tentaram fazer comigo mas não conseguiram. Pura verdade, porém mal interpretada. Enfim, me calo, já que agora pode virar prioridade criar sanções para quem fala mal de vocês-sabem-quem. Já correm boatos de que todos os brasileiros serão deportados, mesmo os nascidos e naturalizados.

*

Tarifas, todo mundo sabe, controlam a balança internacional – toma lá dá cá. Ou como melhor definiu São Francisco de Assis: é dando que se recebe…acho que eles podem sobreviver sem soja e café, seja moído ou em grão, mas sem Sandálias Havaianas? Duvido! E nós, o que perdemos? Poderemos sobreviver sem Coca-Cola e Big Mac? Disney e Universal? E Reeses, aquele chocolate com pasta de amendoim? Não vai ser fácil, mas guerra é guerra, e é melhor irmos nos preparando psicologicamente. 

*

Alguns sugerem que o crime, por grave que seja, deveria ser perdoado – em nome da paz! Mas quem perdoaria o ladrão que entra na sua casa na calada da noite e rouba o que você trabalhou duro para adquirir? Só lembro de duas pessoas capazes de tanta bondade: Jesus e o bispo que perdoou Jean Valjean, no romance Os Miseráveis, de Victor Hugo. Os outros mortais acham que perdoar o poderoso e encarcerar o pobre sem recursos não é bem o que Jesus chamou de dar a outra face.

*

Devemos trancar portas e janelas? Minha amiga encontra outra amiga em um supermercado (Vitória, ES) empurrando com dificuldade três carrinhos lotados de importados. “Amiga, o que está acontecendo? Parece dia de furacão em Miami! A outra quase chora, “Muito pior, não está sabendo? Os Estados Unidos vão invadir o Brasil!”. A outra gargalha, “Deixa vir, querida! Já expulsamos os portugueses, os holandeses, os franceses, os espanhóis, até alienígenas. Deixa vir!”.

Mais Lidas