Terça, 23 Abril 2024

Ah, aquele beijo!

 

Muitas imagens captaram a atenção de grandes fotógrafos no mundo todo, tentando registrar para a posteridade os eventos do chamado Dia da Vitória, em 1945. Mas foi um beijo na Times Square, em Nova York, que se tornou símbolo daquele momento épico – o fim da Segunda Guerra! O fotógrafo foi Alfred Eisenstaedt e o veículo foi a Revista Time, que publicou a foto em P&B lá na página 27.
 
O beijo da vitória se tornou a foto mais reproduzida da revista, e durante anos se questionou quem era aquele casal. Para acabar com o mistério, em 1980 a revista lançou um desafio para encontrá-los. Milhares de veteranos e ex-enfermeiras se apresentaram, mas George Mendonsa e Greta Zimmer Friedman, ambos com 22 anos, e que não se conheciam, foram identificados como o casal da foto.
 
Greta era enfermeira de uma clínica odontológica próxima, e atravessava a praça na folga do almoço. Ela se reconheceu na foto na primeira vez em que foi publicada, e explica, “Você não esquece um marinheiro te agarrando na rua”. Em entrevista à Biblioteca do Congresso ela disse: "Não foi minha escolha ser beijada. O cara simplesmente chegou e me agarrou". Ela e a irmã fugiram da Áustria ocupada em 1939; os pais ficaram e morreram na guerra.
 
George estava de licença depois de lutar no Pacífico, e só viu a foto quando soube do desafio, “Foi como me ver no espelho”. Também aparecendo na foto atrás do ombro dele está Rita, com quem George se casou. Era o primeiro encontro do casal, no Radio City Music Hall. “Eles pararam o show e disseram, ‘Os japoneses se renderam’”. Para George e Rita foi um dia duplamente importante – o fim da guerra e o começo do namoro.
 
George e Rita correram para um bar próximo, e ele admite que bebeu demais. Rita diz, “Muita gente pergunta o que acho da foto. Foi um dia feliz, eu estava rindo como uma idiota. O beijo não me aborreceu. Se já tivéssemos um compromisso, talvez”. No entanto, depois de 66 anos de união, ela admite, “Em todos esses anos George nunca me beijou daquele jeito”.
 
Depois de identificados George e Greta viraram celebridades, participando de muitos eventos em comemoração ao Dia da Vitória, tanto na Times Square como em outros locais. George explica o impulso do beijo, “Foi o momento. Você volta do Pacífico e ouve a notícia de que a guerra terminou”. George e Greta garantem que o beijo nunca mais se repetiu. E nenhum dos dois viu a foto ser tirada.
 
O site Feministing.com embarca na fama do beijo da vitória e o adapta aos tempos atuais, taxando-o de abuso sexual. Mas um dos autores do livro ‘The Kissing Sailor’ (O Marinheiro Beijador), lançado esse ano, reconhece que hoje em dia não se pode sair por aí beijando garotas, mas “Era o Times Square em 1945, eles receberam a notícia de que a guerra terminou. Não houve má intenção”.
 
Muita gente se decepcionou ao saber que o famoso beijo não era de um marinheiro apaixonado reencontrando a amada ao voltar da guerra. Mais que um impulso pela euforia do momento, porém, a foto simboliza, sim, um beijo de amor. Era 1945, George se apaixonou por Rita naquele dia e não podia beijá-la na rua. Transferiu sua paixão para a enfermeira anônima que passava, achando que o beijo seria logo esquecido.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/