domingo, dezembro 7, 2025
21.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

Ainda a migração

O governo federal parece que não teve meios de decidir ou definir o processo de migração do AM para o FM em 2015. O máximo que fez, através do Ministério das Comunicações, foi definir os valores que cada emissora terá de pagar a ele, governo, com a mudança.
Segundo o governo, este ano de 2016 perto de mil emissoras poderão sair do AM e passar a transmitir em FM, 948 emissoras, para ser preciso. E olha que o decreto presidencial foi homologado em 2013.
Com a mudança, as emissoras serão obrigadas a modernizar toda sua estrutura de transmissão para ampliar o alcance (transmissores, antenas, etc). O material de broadcast deverá também sofrer ajustes nos consoles (mais atualizados digitalmente).
De acordo com os estudos do governo, baseado numa tabela inventada por eles, a decisão obedeceu a critérios socioeconômicos dos municípios em que a rádio esta localizada, por isso que o valor monetário varia entre R$ 4 mil e R$ 4 milhões.
Os radiodifusores, além de arcarem com os valores (altíssimos) da mudança, deverão esperar a boa vontade do governo a decidir como essas rádios serão sintonizadas, pois há necessidade de rádios receptores modificados para isso, que deverão estar à venda no mercado. Ou será que haverá um adaptador para quem tem FM ou dispositivo móvel?
Ao todo, 1.390 rádios pediram para mudar de frequência, sendo que 948 já podem fazer a migração este ano, mas quase 500 ainda terão de esperar a liberação só espaço, que vai depender da total digitalização da TV no país.
Quer dizer, vai se esperar um bom tempo então.
 
PARABÓLICAS
André Costa e Italo Monjardim fazem companhia a Luis Souza na FM Nossa Rádio do missionário R.R. Soares
Elyan Pipico Peçanha voltando ao rádio em Cachoeiro em grande estilo, fazendo uma das coisas que gosta high society
Paulo Duarte volta a narrar futebol no Rio. Este ano ele estará em ação na FM 101, radio que transmite o futebol do Rio. Estará lá e cá.
 
MENSAGEM FINAL
É difícil libertar os tolos das correias que eles veneram. Voltaire

Mais Lidas