Segunda, 29 Abril 2024

Ainda a Rádio Cachoeiro

LIVRO: EU SOU UMA LONGA HISTÓRIA - 50 ANOS DE RÁDIO (REEDIÇÃO)

CAPÍTULO III
AINDA A RÁDIO CACHOEIRO


A primeira emissora de Cachoeiro era abençoada diariamente às 18h. A Ave Maria, lida por Evandro Martins, bancário e irmão de Antônio Martins, este também locutor. Antônio fazia a locução noturna e aprendia a tocar piano ao mesmo tempo. Repetia aqueles tons incansavelmente, pacientemente. Este piano ficava no palco do auditório da emissora. Depois veio morar na Praia do Canto e se aposentou pela Vale.

Foi neste mesmo auditório que Roberto Carlos cantava ainda adolescente. O programa era apresentado por Cesar Misse, também grande comerciante na cidade. Sempre aos domingos pela manhã. O pequeno auditório enchia. Lembro de uma vez meu futuro sogro conversando com a futura sogra no auditório lotado. "Seo" Geraldo Sobroza e dona Ely Souza.

Depois, muito tempo depois, Zé Nanico, também funcionário da emissora (e bom vendedor), apresentava um programa sertanejo (que não me recordo o nome). Enchia de violeiros que vinham do entorno de Cachoeiro.

Diariamente, no intervalo, entre a Ave Maria e o programa de esportes das 18h30, apresentava-se diariamente o Regional de Mozart Cerqueira. Lembro-me de Zé Nogueira em um dos violões.

Chegou a ocasião em que passei a fazer um programa de variedades entre 9h e 11h30 na ZYL-9. Pensando em ser diferente, uma vez disse que o ouvinte havia "arremessado" uma carta ao invés de dizer "mandou".

Foi o bastante para os amigos e conhecidos ligarem para a rádio me "zoando". Lembro que um deles foi o Bruno Torres Paraíso, intelectual da cidade, além de Baé Casotti e outros.

A rádio ficava no segundo andar de um prédio de dois andares à beira rio Itapemirim, como já frisei. Tinha um varandão com duas janelas e uma porta que dava do auditório para a referida varanda. "Seo" Raul era o administrativo, cão de guarda do proprietário Idalecio Carone, de boa memória. Uma vez, chegando na emissora, vi o velho na porta de seu escritório, provavelmente vigiando meus passos, foi quando pulei a janela e cai no varandão. Ele pensou que eu tivesse me atirado na rua. Foi o caos.

A equipe de esportes da rádio (Jose Américo, Sabra Abdala, Solimar Cagnin, Oswaldo Amorim, Luís Carlos Santana, Hélio Carlos Manhães) transmitia via LP telefônica, de Sumaré, os jogos do Estrela, sem problemas. Mas transmitir os jogos do Cachoeiro Futebol Clube em Arariguaba era um transtorno. Nessa época, havia uma rivalidade incontida entre Cachoeiro e Estrela.

A LP (linha privada) era cedida pela antiga Estrada de Ferro Itapemirim (Cachoeiro-Marataízes), através de seus telefones. Então, durante a partida, ninguém da Estrada de Ferro (Praça Pedro Cueva Jr., no centro) podia tocar em qualquer telefone da ferrovia, senão saia no ar. Certa feita jogavam Cachoeiro e Castelo, 2 a 2, e o Cachoeiro tinha o melhor meio de campo do Estado, Aroldo e Matias. Pênalti a favor do Cachoeiro, Matias pega a bola para bater...silêncio no Estádio e na grande audiência, Matias bate e ...perde. Um funcionário da Estrada, torcedor do Cachoeiro, que estava na Estação no centro da cidade, precisamente na Praça Dr. Pedro Cuevas, pega o telefone e diz: Matias seu FDP!!! Pronto, escândalo na transmissão!

Depois de um tempo, soube que o meio de campo Aroldo foi para Rio e que comandava a famosa Falange Vermelha. Matias continuou ser funcionário da Estrada de Ferro Itapemirim, como meu outro tio, o Roberto Mignone. Depois, o governo estadual deu um fim na estrada de ferro.

Idalecio Carone Filho saiu de Vila Velha e foi ficar com o pai em Cachoeiro. Idalecinho Carone (atualmente proprietário da Rede TV de Vila Velha) ficava na rádio. Era novo, devia ter uns 19 anos. Gostava de futebol e andou fazendo umas partidas no Estrela. Afinal era pertencente ao grupo de amigos que tinha Mala Velha, figura querida de Cachoeiro que morreu precocemente, e Kiko, craque do Estrela na época. Um dia coincidiu da ZYL-9 transmitir um jogo em que Idalecinho atuava. Sabra Abdala, repórter de campo, só para sacanear, finalizou a narrativa do lance dizendo: "foi um bonito gol do filho do meu patrão".

Ito Coelho foi um cachoeirense que venceu no Rio como repórter esportivo. Trabalhou em grandes emissoras do Rio nos anos 50 e 60, como Nacional, Tamoio, etc. No fim de 1969, ele voltou a Cachoeiro e foi trabalhar na ZYL-9. A rádio tinha um jornal falado pela manhã e eu tive o privilégio de trabalhar ao seu lado.

Na sua quase totalidade o jornal era feito de gilete-press, ou seja, a notícia era recortada direto do jornal impresso e levada para o estúdio. Eu e ele revezávamos na leitura das informações. Chegou a minha vez e a nota era sobre o foguete russo Soyuz. Sem ler antes, comecei a ler no ar, e dizia a nota do jornal impresso: "A Rússia lançou ontem o foguete Soyuz (pronuncia-se Sayoz)...". Dei essa mancada no ar. Nunca esqueci a gafe.

CULTURA

Devido à proximidade com o Rio de Janeiro, Cachoeiro usufruía de certas regalias antes de Vitoria. Os jornais do Rio chegam antes das 8h do mesmo dia em Cachoeiro. Os suplementos musicais das gravadoras (hoje não existem mais) estavam religiosamente na emissora a cada mês, com os lançamentos nacionais e internacionais. Isso facilitava o trabalho de todos. E isso não é um dado "bairrista", era pela geografia mesmo. Um dos incentivadores para que eu lesse os jornais, principalmente o Caderno B do JB, foi Paulinho Domingues, que era locutor da rádio. Paulinho é pai da Camila Domingues (ex-TV Gazeta).

A Praça Jerônimo Monteiro era ponto de reunião dos chamados "intelectuais", bem em frente ao busto de Newton Braga, o criador da famosa Festa de Cachoeiro (e do Cachoeirense Ausente) também em frente ao não menos famoso "point" Bar Alaska e do Salão de Sinuca dos Nemers. E tem mais, Newton Braga foi um dos diretores da Rádio Cachoeiro em tempos idos.

É neste busto que li uma das coisas mais bonitas de todas que me tocaram, um poema dele em placa de bronze, que em um trecho diz:

"...esta sensibilidade que é uma antena delicadíssima,
captando pedaços de todas as dores do mundo,
e que me fará morrer de dores que não são minhas."


Nunca esqueci essas palavras desde então.

Me orgulho de ser de Cachoeiro de Itapemirim. Afinal sempre brinco que sou o mais cachoeirense de todos, simplesmente por ter nascido no sobrado da família, que ficava na esquina da rua Capitão Deslandes com a rua Sete de Setembro, no coração da cidade.

Em paralelo a Capitão Deslandes na parte de baixo, ficava a Rua Siqueira Lima, onde moravam grandes e bons vizinhos, Os Meireles, os Vivacquas, os Tanures, os Portas, os Lemgruber, os Reinz. Além da famosa Agência Ford, tinha também a lendária "Pensão dos Inocentes" e a alfaiataria do Atílio (pé de ferro).

TIRO DE GUERRA

Foi nessa época que fizemos o Tiro de Guerra 220 de Cachoeiro. Cabeça raspada e tudo mais. Colegas como Lelei Dessaune, João Patricio, Marcelo Chaquibe, Helio Goiaba, Átila Miranda, Lino, Sergio Garschagen, Meneghelli e tantos outros.

Boas lembranças!

"Quem não faz nada de prático, tem sempre grandes soluções teóricas.
Isto è: Quem nada faz, tem tempo para ficar pensando." Peter Drucker


Próxima semana: Quarto capítulo do livro digital 50 anos de rádio...

PARABÓLICAS

Houve uma época recente em que a Rádio Globo era retransmitida em várias rádios do interior. Virou FM e caiu de alcance.

Uma rádio FM gospel vem aumentando sua audiência na capital, inclusive sufocando outras do mesmo estilo. É a Viva 100,9.

Dizem que o Plano Básico, que distribui canais de rádio e TV do MC está sendo muito generoso com as outorgas de TV.

A TV tribuna (ainda com a Nassau) investe em tópicos de externa (notícias) durante todo dia, com denominação TN.

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM

ACESSE: TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
Programa Debate Rebate – TV
Debate Rebate - Shakespeare - José Roberto Mignone - YouTube

MENSAGEM FINAL
Durante um argumento, faça suaves suas palavras e endureça seu coração. Não tente chicotear seu oponente mas, antes, convencê-lo. George Wilkins

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/