Segunda, 29 Abril 2024

Alívio no andar de baixo

A pesquisa Datafolha que deixou a presidente Dilma bem na fita - com 58% das intenções de voto - deve ter causado uma tremenda dor de cabeça no senador tucano Aécio Neves e no governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que apareceram, respectivamente, com 10% e 6% das intenções. Mariana Silva, correndo por fora com a Rede, assinalou 16%.  Se a eleição fosse hoje, Dilma estaria eleita no primeiro turno. Se a notícia é ótima para a presidente é excelente também para o governador Renato Casagrande. O socialista viu com reservas o voo antecipado do colega de partido, que passou a se movimentar para antecipar sua senha que é datada para 2018. Casagrande teme que as pretensões de Campos possam fazer desandar sua ampla base de sustentação, hoje alicerçada pelo PT e PMDB, que poderiam ter de pular fora do seu palanque. É claro que já há uma conversa encaminhada para manter o arranjo local independente do que acontecer no andar de cima, mas a modesta quarta posição de Eduardo Campos na pesquisa deve sossegar o facho do pernambucano e tornar o caminho de Casagrande rumo à reeleição bem mais suave.

 

 
Ordem da senha
E não foi só Casagrande que deve ter se sentido aliviado com o resultado da pesquisa, muita gente dentro do PSB pensa como o governador capixaba. A cautela recomenda que a estratégia de Eduardo Campos em antecipar em quatro anos a senha, reservada para 2018, além de achatar a estatura política do pernambucano - caso ele amargue a quarta ou até a quinta colocação na disputa -, poderia entrevar também o processo de crescimento do PSB, pois a movimentação antecipada de Campos tornaria as alianças estaduais muito mais complexas. 
 
Xô, zica!
Logo após ser derrotado de maneira retumbante por Audifax Barcelos (PSB) na disputa pela prefeitura da Serra, parecia que o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) demoraria um bocado de tempo para se levantar e voltar a campo. Que nada, 2013 parece ter trazido uma maré boa para Vidigal. Depois de ser carregado pelos correligionários para reassumir as rédeas do partido no Estado, o pedetista foi convidado para ser o segundo do Ministério do Trabalho, feudo vitalício do seu amigo de primeira-hora Carlos Lupi, atual presidente do PDT nacional. E não parou por ai, nessa sexta-feira (22), na convenção nacional do partido, Vidigal foi eleito secretário-geral de Organização Institucional da sigla. Parece que a má fase passou.
 
 
Desabafo
Notícia publicada pelo jornal o Estado de S. Paulo nessa sexta-feira (22) joga um pouco de luz na repentina saída de Henrique Herkenhoff da Secretaria de Segurança. Ao Estadão ele admitiu que sofreu "pressões fortíssimas, mas de uma maneira caótica e velada". 
 
Desabafo II
Ainda ao jornal paulista, sobre "as pressões", Herkenhoff disse: "Ninguém teria coragem de me dizer nada ilegal de maneira explícita e direta, porque qualquer um sabia que seria preso na hora." Quem será que iria ver o sol nascer quadrado assim tão prontamente?
 
Derrama
As declarações de Herkenhoff confirmam o que já se suspeitava, que ex-secretário caiu porque deu cobertura aos delegados que conduziram as investigações da Operação Derrama. Numa parte da entrevista ao Estadão, é clara a dica de Herkenhoff sobre sua exoneração e a operação: "Minha única preocupação foi impedir retaliações ilegais contra os policiais". Tá explicado. A saída de Herkenhoff contou com a mãozinha do procurador-geral Eder Pontes, que disse que a polícia (de Herkenhoff) "errou feio".  
 
Primeiro aniversário 

 

Os moradores de Jardim Camburi recorreram a um jeito criativo para criticar a falta de segurança no bairro mais populoso de Vitória. Na manhã deste sábado (23), os moradores cantaram "parabéns" em frente ao extinto Destacamento da PM. Com direito a bolo e tudo o mais, os manifestantes lembraram que faz um ano que o DPM foi desativado. A população reclama que a situação, que já era periclitante, piorou mais um bocadinho sem o DPM. A polícia nega. Diz que o policiamento no bairro vai bem, obrigado!
 
Terra de cego
Ao denunciar in loco o escândalo do posto fiscal (virtual) de Mimoso do Sul, Euclério Sampaio (PDT) foi único deputado (agora Gilsinho Lopes também reivindicou a denúncia) a ter coragem de apontar o dedo para ex-governador Paulo Hartung e Cia - autores da "obra fantasma" de R$ 25 milhões. Os outros preferiram não mexer com o que está quieto. A repercussão positiva da iniciativa junto à população, mostrou que o deputado acertou ao seguiu um velho ensinamento popular: "Em terra de cego, que tem um olho (mesmo que não enxergue tão bem assim) é rei". A omissão dos demais parlamentares faz lembrar outro provérbio: "O pior cego é aquele que não quer ver".
 
140 toques
"Participei hoje com alegria e orgulho da #CaravanaPTRJ com Senador @LindberghFarias em Bom Jesus. Belo debate com alunos do IFF", do deputado estadual Rodrigo Coelho (PT) no Twitter
 
Pensamento
"Ironia é apenas honestidade com o volume dobrado para cima". George Saunders, autor do livro "Thenth of December"

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/