Sexta, 26 Abril 2024

Amarrado

    Arquivo SD

O atual cenário que envolve o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) é, sem dúvida, controverso para sua biografia. Vejamos: lá atrás, Ferração foi acusado equivocadamente de integrar a esquerda durante o golpe militar, mas conseguiu provar o contrário. Depois surgiu como adversário do núcleo de esquerda que se revezava na prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, com destaque para Gilson Carone (já falecido), Roberto Valadão e Hélio Manhães, conquistando mandatos e prestígio no município. Quando deputado federal, também surpreendeu, por ter sido o primeiro parlamentar a atacar a ditadura da tribuna do Parlamento. E até outro dia, era conhecido por ser uma raposa política com postura firme e independente. Mas o vento virou e Ferração entrou em processo de declínio, sentindo na pele que ditar as regras na Assembleia é bem diferente do que fazer o mesmo em Cachoeiro. Passou a atacar e recuar em curtos espaços de tempo, demonstrando dificuldade em se inserir no contexto político, situação bem destoante do passado. A ponto de precisar ser resgatado pelo governador Renato Casagrande, que deixou correr a PEC para reconduzir Ferraço à presidência da Casa. Ao invés de se manter como interlocutor livre e sem papas na língua, como desejava, Ferração acabou tornando-se um político domesticado, para evitar o escanteio. Quem diria...



Jogo de cena

Por falar na PEC da reeleição, chama atenção a postura da bancada do PT. Primeiro quis ficar à margem, sinalizando que não iria assinar a proposta e tudo mais. Agora, já mudou o discurso. Ou seja, apenas atrasou o embarque.



Segue...

O fato é que, independente da justificativa, pega mal para os petistas concordarem com a PEC. É remar em sentido contrário a uma decisão do próprio partido, que inclusive culminou com emenda do presidente da Casa na época, deputado estadual Cláudio Vereza, acabando com a reeleição para presidente. Difícil explicar.



Cabo de força

A disputa para a direção estadual do PMDB, que acontece até 25 de dezembro próximo, continua rendendo. Uns juram que a dupla dinâmica Lelo Coimbra e Paulo Hartung continuará no comando. Mas os diretórios do interior, que engoliram os dois até agora, já começam a reagir e a intenção é emplacar o deputado estadual Sérgio Borges. E ele por acaso encararia? Tenho minhas dúvidas.



Cabo de força II

Resta saber também onde entraria a influência do governador Renato Casagrande nessa história. Quem pretende mexer com Hartung? Ele já saiu menor do pleito deste ano, não precisa mais bater. E tem o tal equilíbrio de forças. Mudanças interessam?





Tudo igual

Aliás, o PMDB de Cariacica nem esperou chegar o dia da eleição dos membros do diretório, no próximo sábado (24). Já anuncia a recondução do deputado estadual Marcelo Santos à presidência. Disputa é com chapa única.



Impasse

O senador Magno Malta (PR) viaja para Thiés, em Senegal, África, nesta terça-feira (20). Ele tentará interceder na libertação do pastor da Missão Presbiteriana do Brasil, José Adilson Silva, e a missionária Zeneide Moreira Novais, presos sob a acusação de evangelizar crianças e abrigar menores de ruas sem autorização. Os dois participavam de projeto social no país e já serão julgados. Corrida contra o tempo.



Muita luz

A prefeitura de Cariacica fechou um contrato de iluminação pública com a empresa Vitorialuz Construções Ltda para a Rodovia do Contorno, no valor de R$ 7,1 milhões. Bolada, hein!



140 toques

“Casagrande assina projeto de lei com política e Conselho Estadual da Juventude. Completa lei de nossa autoria, em vigor”. (Deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).



PENSAMENTO:

"Quanto a mim, o que me mantém vivo é o risco iminente da paixão e seus coadjuvantes, amor, ódio, gozo, misericórdia".

Rubem Fonseca


 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/