Segunda, 29 Abril 2024

Ambição e poder

Não deixa de ser um gesto de extrema humildade política, mas certamente também de extrema sabedoria política, o que adotou o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, ao conseguir com Renato Casagrande um posto de trabalho no BANDES – Banco do Desenvolvimento do Espírito Santo.

 
É começar tudo de novo em matéria de política. Para quem como ele, que tinha a eleição em Vitória, uma eleição tranquila, o melhor seria desistir da política e prosseguir na sua carreira no BNDES, na condição de técnico, por sinal, de qualidade. A derrota para Luciano Rezende custou a desidratação total do seu partido, o PSDB, além de ameaçá-lo para a vida política.
 
Ele está chegando para doar o melhor de si no campo técnico, conciliando com atividade política, que pode ser olhada como uma definição pela política, pois nenhum técnico, em sã consciência, trocaria o BNDES pelo BANDES. O mesmo que trocar o vasto território brasileiro pelo minúsculo Espírito Santo.
 
O campo da política é quem está a fazer a opção pela companhia do governador Renato Casagrande em detrimento da vivência com o ex-governador Paulo Hartung. Vai para perto de quem trabalha política de convergência e distribuição de poder. Abandona o que ele próprio achou por bem rotular de bonapartismo.
 
Diferentemente do ex-governador, que ia da ambição política desproporcional ao sacrifício das lideranças, sobretudo daquelas, como Luiz Paulo, extraordinariamente bem dotado para até chegar ao governo, como ocorreu na prefeitura de Vitória, quando sucedeu PH, apagando totalmente a claudicante passagem dele por ela.
 
É ser repetitivo, dizer aqui, novamente, que o responsável pela sua derrota foi o ex-governador quando entrou na sua campanha apoderando-se do seu lugar de candidato. O eleitorado julgou PH em lugar de Luiz Paulo e Luiz Paulo desabou da ponta das eleições quando estava prestes a ganhá-la ainda no primeiro turno.
 
Agora, vem o lado pesado, já que a opção de Luiz Paulo pela política traz a temerária tarefa em ressuscitar o seu PSDB, internado na UTI da política e indicando à necessidade dele em começar a saber escolher as companhias, entendendo que a vida política está ligada, para alguns, a ambição e ao poder.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/