Sábado, 27 Abril 2024

Amigos de fé



Não é novidade que o período do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) criou figuras políticas imutáveis no Estado, os intocáveis. Caso do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB/foto). À frente da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o presidente regional do PMDB fez e aconteceu, mas passou ileso. Encerrado a gestão de seu aliado, marcada pela blindagem de seu arranjo institucional, começam a aparecer os escorregões de Lelo na pasta, referentes às contas de 2005. O processo, que corre no Tribunal de Contas, tem argumentos sólidos de irregularidades, apontados pelo relator, o  conselheiro-substituto João Luiz Cotta Lovatti. Mas com a mão camarada do conselheiro José Antônio Pimentel, do mesmo grupo de Hartung, que pediu vistas, Lelo ganhou uma trégua de levar uma daquelas. E já aparece na imprensa corporativa, criando condições de reverter o quadro, passando-se por inocente e jogando a responsabilidade nas costas de terceiros. Para que, assim, os demais amigos do tribunal também o livrem se uma situação suspeitíssima. Cenário armado.

 

 
Olho do furacão
O deputado estadual José Esmeraldo (PR) se colocou entre o mar e o rochedo no entrevero do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), com o governador Renato Casagrande. Politicamente, vai se acidentar. Falta-lhe musculatura, embora não falte coragem.
 
Olho do furação II
Esmeraldo não só comprou a briga de Ferração, que se vale de desculpas para destilar sua raiva por conta da PEC da reeleição, como provocou os demais deputados a botarem a boca no trombone contra o governo Renato Casagrande. Corre o risco de entrar em uma barca furada. 
 
Forcinha
O ex-deputado estadual Reginaldo Almeida, do PSC, que teve os direitos políticos cassados, tem feito aparições em seu reduto eleitoral, Vila Velha, ao lado do candidato a prefeito do município, o deputado estadual Rodney Miranda (DEM). Ex-marido da deputada federal e cantora gospel Lauriete (PSC), Reginaldo tenta atrair os votos dos evangélicos para o demista. Desconhecido no município, toda ajuda é bem vinda para Rodney.
 
Mais do mesmo
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 74,8% dos prefeitos aptos do Brasil disputam reeleição este ano. No Estado, também não faltará repeteco. Candidatos que já saem com uma bela vantagem: a máquina na mão. E que vantagem...
 
Paternidade
Em tempos de eleição, todo mundo quer ser o pai da criança no caso das sacolinhas plásticas. Não por menos, quem aparece como dono dos projetos que põem fim à cobrança recebe a simpatia da população, nada satisfeita com a medida. Barulho feito nas Câmaras Municipais tem objetivo certeiro: votos. 
 
Paternidade II
A coluna também não concorda com a cobrança. A justificativa utilizada para acabar com a distribuição, com base na questão ambiental, nunca convenceu. Os únicos a lucrarem são os empresários, que já embutem inúmeras taxas nos produtos. Mas que a intenção dos vereadores é eleitoral, isso é. O assunto não é novo, porém, só tomou corpo agora. Virou bandeira de todo mundo. 
 
Disputa
A eleição para a seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) ainda não tem data para ocorrer. Mas já é sabido que o atual presidente, Homero Mafra, terá adversário. André Moreira, mais uma vez, estará no páreo. 
 
Da terra
O Espírito Santo não precisa tentar se apossar da Larissa, do vôlei de praia, que nasceu por aqui, mas foi logo cedo para o Pará - e inclusive se considera de lá. Vez ou outra, aparecem políticos e representantes de órgãos públicos com essa história. Temos outros atletas para chamar de “nosso”. Estão ai para mostrar Esquiva Falcão, já com medalha garantida no boxe olímpico, e seu irmão Yamaguchi, atrás também de subir no pódio. 
 
140 toques
“Relatório da Anatel acusa TIM de derrubar de propósito chamadas de usuários que pagam por ligação feita. Vamos esclarecer isso”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
 
PENSAMENTO:
“Todo homem luta com mais bravura por seus interesses do que por seus direitos”. Napoleão Bonaparte 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/