Sábado, 27 Abril 2024

Amor perfeito

Quando as águas de março fecham o verão é a hora e a vez das Mulheres. Com letras maiúsculas, mas devia escrever em letras garrafais: Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher! Merecemos todas as homenagens, pois na maioria das vezes, somos a outra metade da casa, a outra parte em uma transação, a outra interessada em um compromisso, a outra que toma decisões em uma parceria, a outra responsável pelo sucesso do shopping, da fábrica, do feriado, das férias, do filme, do romance - e por aí vamos. Somos as responsáveis pelo bom andamento do lar e do correto alinhamento dos planetas.


*

Somos presença constante na vida real e na ficção. Se um homem sabe escrever um romance, um filme ou um haikai, a mulher também sabe. Na tecnologia e na ciência, esses lados mais sofisticados do conhecimento humano, a mulher brilha igual, apesar da desvantagem de recursos e oportunidades. Nesse mundo e no outro, se tem alguma coisa que o homem pode fazer, a mulher também pode. Madre Tereza de Calcutá: "A mulher acontece, encanta, muda, nasce, floresce, cuida, cria, sente, beija, escuta, vê, brinca, brinca e brinca com a vida...e vive!" Quando a mulher acontece, encanta, e enquanto encanta, floresce!

*
Os antigos gregos sabiam mais sobre nós do que nós mesmos. Criaram, portanto, departamentos específicos para cada uma das nossas necessidades e habilidades - deuses especializados em cada setor da alma e da psique humanas, que nem os médicos modernos. Assim, tinham o deus da guerra, que devia gostar do cargo porque os gregos viviam em guerra com troianos e persas. Tinha Hades, o deus do mundo subterrâneo, o estraga-prazeres que impedia os mortos de voltarem para a terra dos vivos. Mas os setores mais importantes da vida humana - a cabeça e o coração - foram dados para as mulheres gerenciarem.

*

A deusa Atena - a Minerva dos romanos - cuidava da sabedoria, da inteligência, do senso de justiça e das artes. Os avanços da ciência e da tecnologia atestam que essa foi uma ótima escolha.

Afrodite - a Venus dos romanos - vivia muito ocupada, uma vez que seu departamento acumulava dois setores complicados: amor e sexo. Já imaginou? A mais bela entre as belas cuidava do amor, da beleza e da sexualidade, sendo responsável pelo prazer e pela alegria. Quem, fosse homem ou mulher, jovem ou em idade avançada, não levaria oferendas a essa poderosa? Imagina quantos pedidos, súplicas, apelos, rezas, feitiços, juras, promessas? Eu sempre digo, quer uma coisa bem feita? Peça a uma mulher.

*

Clarice Lispector: "O destino de uma mulher é ser mulher." E em sendo, escuta, apoia, ajuda, ampara, ama e vive. Michelle Obama: "Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos conquistar." Portanto, vá em frente, amiga, conquiste seu território, lute pelos seus sonhos e seus direitos. Lembre-se: a metade do mundo é nossa. Simone de Beauvoir: "Que nada nos sujeite, que nada nos defina. Que a liberdade seja a nossa própria substância". Se as oportunidades fossem iguais para todos, por que precisaríamos de um dia da mulher? Gloria Steinem: "Uma mulher sem homem é como um peixe sem bicicleta". Um homem sem mulher? Um peixe fora d'água.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/