Se por acaso você faz anos nesse final de semana, final de março, por certo o Parabéns pra você será cantado por amigos, amores, familiares, ou nem que seja apenas por você mesmo ou mesma. E você estará em boa companhia – a musiquinha é tradicionalmente cantada em quase todos os idiomas, em quase todos os aniversários. De acordo com o Guinness, o ”Happy Birthday to you” é a música de língua inglesa mais reconhecida, seguida do “Ele é um bom companheiro”, também muito tocada nos aniversários.
Todos conhecem a música, mas pouca gente sabe quem foram suas autoras – as irmãs Patty e Mildred Hill. Mildred era pianista e compositora, e Patty era professora de jardim de infância, onde desenvolvia novos métodos de aprendizagem. A música inicialmente era “Bom dia para todos”, cantada nas aulas porque era fácil para as crianças aprenderem. Os alunos gostavam tanto que a incluíam nos aniversários, e a letra acabou sendo mudada para feliz aniversário. As irmãs a incluíram em um livro de músicas que publicaram em 1893.
A Summy Company percebeu o rico filão e a registrou em 1935, dando como autores Preston Ware Orem e a Senhorita R.R. Forman. Em 1988, a Warner-Chappell Music comprou a Summy por U$ 25 milhões, com o valor da música estimado em U$ 5 milhões. Graças a esse registro, a música pertence à Warner, e só cairá no domínio público em 2030. Portanto, é ilegal cantá-la em público sem pagar direitos autorais. Na Europa esse prazo expira em 2016.
Apenas em 2008, a Warner recebeu U$ 5.000,00 por dia, ou U$ 2 milhões por ano, de direitos autorais. Ela cobra pelo uso da canção em filmes, televisão, rádio, em qualquer local público e em eventos com muitos participantes que não sejam familiares ou amigos de quem a interpreta. Só não cobra de nós, aniversariantes anônimos, porque não tem como controlar. Bem que gostaria e muito mais ganharia, ou a música já teria desaparecido do mapa.
Como a Warner cobra 10.000,00 pelo uso da música em filmes, os produtores raramente a tocam completa, ou tocam a segunda colocada, “Ele é um bom companheiro”, que não paga direitos autorais. Na verdade não devia cobrar nada, pois foi graças aos filmes que ela se espalhou pelo mundo e se tornou tão obrigatória nas festas de aniversário como o bolo e as velas. Com os filmes aprendemos também a fazer um pedido antes do apagar das velinhas. Já teve algum desses desejos realizado?
A mais famosa interpretação do Parabéns pra você é a de Marilyn Monroe no aniversário do Presidente Kennedy, em 1962, diante de 15.000 convidados, numa festa para angariar fundos para o partido. Jacqueline não compareceu, provavelmente pelos boatos de que os dois eram amantes. A apresentação ficou famosa por muitos motivos: o vestido revelador, sem nada por baixo; o tom de voz sensual e provocante; o atraso da cantora em se apresentar; e porque Marilyn morreu três meses depois. Um ano depois…

