Domingo, 28 Abril 2024

Antes nunca do que tarde

As entidades sindicais não observaram a pauta nacional de reivindicações, fazendo um movimento panfletário, na última quinta-feira (11), durante a greve geral, em que só se via a questão econômica. Os sindicatos cresceram com o auxílio do PT, em uma época em que o próprio movimento sindical lutou pela existência de um partido, para defender os trabalhadores institucionalmente e de uma central sindical, para unificar as conquistas no Brasil e no mundo.   
 
Naquela época existia uma pauta que contemplava o interesse econômico e as políticas sociais. O movimento de rua foi uma conquista que abrangeu toda a sociedade e os trabalhadores conquistaram boa parte dos benefícios através de manifestações na rua. A classe empresarial – o capitalismo – conseguiu domar os dirigentes sindicais a se aterem apenas aos interesses econômicos, deixando a pauta social de lado. No passado havia, nas centrais sindicais, o conceito de concepção e prática, treinamento dado continuamente aos dirigentes que tinha o objetivo de instruir o dirigente para que ele trabalhasse nas questões das políticas públicas. 
 
No momento atual, o povo voltou à rua com um pedido do passado, que é moralidade nos Poderes, melhores condições de vida e de trabalho, melhorias nos transportes, combate à corrupção, pautas que sempre foram a raiz do movimento social e trabalhista, do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 
 
No entanto, os sindicatos foram à rua na última quinta-feira (11) e sequer lembraram da pauta nacional, que é exatamente o que o povo pede nas manifestações. Nenhum discurso trouxe a pauta das ruas, reformas políticas, sindicais e no judiciário; reforma tributária e inúmeras outras que devem ser feitas para a melhoria da sociedade. Os discursos eram meramente econômicos. É possível notar que até mesmo os empresários pararam na última quinta-feira, com parada total do sistema de transporte, dificultando até mesmo a ida das pessoas que queriam aderir ao movimento.
 
Antes da manifestação da quinta-feira, a coluna achava que era tarde, mas “antes tarde do que nunca”, mas após a manifestação realizada na semana passada, a coluna mudou de ideia, “antes nunca do que tarde”, já que não passou de uma manifestação panfletária, uma campanha de candidatos para 2014. Acordem dirigentes!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/