Quinta, 28 Março 2024

Aposta cega

 


Diferentemente do que muitos supunham, o candidato a prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), não demonstrou constrangimento ao avaliar a sua passagem pela Secretaria de Segurança. Na sabatina da Rádio CBN Vitória desta sexta-feira (3), o ex-secretário inverteu seu pífio desempenho ao mascarar os resultados de sua gestão. Para quem não se recorda, nos oito anos do governo Paulo Hartung, dos quais Rodney comandou a pasta por mais de seis anos, mais de 14 mil pessoas foram assassinadas no Estado. 
 
Para justificar seu fracasso, Rodney ponderou que não conseguiu reverter os índices de homicídios no Estado porque foi obrigado a "começar do zero”. Ou seja, teve que criar, segundo ele, toda a infraestrutura de Segurança. Ele quis dizer, a exemplo do seu padrinho político, o ex-governador Paulo Hartung, que deixou “a casa arrumada” para o seu sucessor, o atual secretário de Segurança Henrique Herkenhoff. Embora Herkenhoff venha dando seguidas declarações de que está sendo obrigado a pôr a casa em ordem. 
 
Para qualquer marqueteiro político, associar a passagem de Rodney pela Segurança, frente a um desempenho tão desastroso, seria um risco, quase um suicídio eleitoral. À primeira vista, o tema segurança poderia ser fartamente usado como munição por seus adversários. Mas Rodney está disposto a correr esse risco. 
 
A ideia de Rodney em recorrer à sua imagem de “Rambo” para mostrar que pode devolver a sensação de segurança à população vilavelhense, não foi pinçada de um conjunto de alternativas. Longe disso, essa era na verdade a única alternativa que restou ao candidato. 
 
Sem praticamente nenhuma rodagem política além de seu acanhado mandato na Assembleia Legislativa, Rodney vai insistir no mesmo apelo eleitoral que o consagrou nas urnas em 2010, quando, com a imagem de “combatente da criminalidade”, alcançou a façanha de ser o deputado mais votado no Estado: 65.049 votos. Na ocasião, poucos observadores apostavam numa vitória retumbante de Rodney, que era visto como incógnita. 
 
Na sabatina, Rodney também fez questão de colar a sua imagem à de Hartung, outro "trunfo" de campanha do candidato que, a exemplo do apelo de "Rambo", pode ter efeito inverso. O ex-governador pode ser surpreendido com denúncias no seu governo que podem torná-lo uma âncora em vez de um trampolim. 
 
O cenário, desta vez, aponta que Rodney não é a incógnita em si, como em 2010, mas está cercado de incógnitas que podem afundar suas pretensões. Uma aposta cega.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/