Quinta, 25 Abril 2024

​Arco e flecha

Vendo as atividades do meu neto Vitto, de pouco mais de 1 ano, lembrei dos meus filhos ainda pequenos. E foi nessa fase que tomei conhecimento de uma frase do pensador libanês Khalil Gibran, que dizia: "Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem". Nunca mais esqueci.

Outro dia deparei-me com um texto parecendo semelhante, mas com outro sentido de pensamento. Falava do guerreiro com seu arco e flecha. Quanto mais se retesa o arco, mais longe vai a flecha. Quanto mais amor e ensinamento aos nossos filhos, mais longe eles podem ir nessa vida.

Sobre o guerreiro e seu arco, este o posiciona perto do peito para o disparo da flecha, significando que precisamos educar os filhos por perto, mas dando sentido de liberdade.

O arco do guerreiro é flexível, significando que uma educação rígida, mas sem diálogo dentro de casa, prejudica. O arco só dispara uma flecha de cada vez, ou seja, cada filho é único e nenhum compensa a perda do outro.

Em resumo, cada um tem o seu caminho, como tem a flecha. Ah, o guerreiro fica com um braço estendido e o outro dobrado para dar equilíbrio. A vida dos filhos precisa de equilíbrio, mas sempre pensando que eles são livres.

Por isso volto ao pensamento de Gibran: "(...) embora vivam convosco, não vos pertencem". Mas apesar de tudo isso, posso afirmar que liberdade demais atrapalha e rigidez em excesso prejudica. Eis o equilíbrio que eles precisam. E deixem-nos voarem como as flechas certeiras do arqueiro.

PARABÓLICAS

Quem sintonizar o rádio lá pelas bandas de Eunápolis ou Porto Seguro, seguramente lembrará do velho Dery Santos que fez sucesso na Rádio Vitória.

Quando veio o Natal ano passado, tivemos de lembrar do "Papai Noel" Heckel Ferreira carregando seu saco lá nas imediações de Santa Lúcia.

Passou o Natal e o Ano Novo e não vimos mais mensagens nas rádios. Os tempos são outros. Mais frios.

Idalécio Carone Filho fazendo campanha política ostensivamente nas redes sociais. Idalecinho quer ser deputado, voltar para Brasíllia.

ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM

ACESSE: TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
Andy Willians – It's Impossible
https://www.youtube.com/watch?v=8RTOR3NGq5k

MENSAGEM FINAL
A opinião pública é uma amante ocasional: procura-se agradá-la sem ter por ela nenhuma consideração. Julies Petit-Senn

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/