terça-feira, julho 1, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Área ociosa

O governo estadual apresentou a ideia de implantar uma faixa exclusiva na Terceira Ponte, que tomará o lugar da mureta central. A faixa será destinada a ônibus, ambulâncias, táxis e radiopatrulhas e, claro, o objetivo é dar fluidez ao trânsito e reduzir o tempo de travessia. Ok, maravilha. Mas vem cá: de que serviu então a chamada alça da Terceira Ponte? O secretário de Transportes Fábio Damasceno (foto) poderia desvendar esse mistério. Inaugurada em maio do ano passado, ela nasceu sob a justificativa de aliviar o trânsito no sentido Vitoria-Vila Velha. Sim, houve impacto. Mas quem atravessa a ponte todo santo dia desconfia de que não foi tão grande assim. A ideia da faixa exclusiva parece confirmar tal suspeita.

 
Valores
 
A alça custou R$ 35 milhões. O processo de implantação da nova faixa está estimado em R$ 200 milhões. Espera-se que estes milhões sejam bem gastos, porque aqueles…
 
Terreno perigoso
 
O contrato que o governo estadual firmou com a Dígitro Tecnologia para monitoramente das redes sociais (Facebook, Twitter) recebeu críticas, sobretudo, claro, na internet. A grande rede não é chegada a vigilâncias, muito menos as de Estado. A justificativa do secretário de Segurança Henrique Henkenhoff de que a criminalidade é que será monitorada não caiu bem. É preocupante esse passo policialesco do governo estadual.
 
Só lembrando…
 
Não é a primeira vez que o governo provoca estranhezas com ações na área da Segurança. Ano passado, lembram?, foi a vez do mangueirão, veículo blindado que seria usado no combate a manifestações de rua. A abertura de licitação para a compra chegou a ser anunciada. Mas, felizmente, o governo abandonou a ideia. 
 
Violência
 
Esta também foi a semana que certa imprensa capixaba descobriu que o Espírito Santo é um estado violento, com níveis intoleráveis de homicídios. Mas a triste situação vem desde a Era Paulo Hartung. Mas, né?, uma coisa é Hartung outra coisa é Renato Casagrande. Ou seja, Casagrande que não se cuide, não, para ele ver.
 
Isso é Ferraço
 
O presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM) fez mais uma das suas. Na segunda (7), os deputados suplentes Jamir Malini (PTN), Marcos Mansur (PSDB), Janete de Sá (PMN) e Paulo Roberto (PMDB) tomaram posse em concorrida solenidade. Já Euclério Sampaio (PDT) foi empossado quase duas semanas antes no gabinete da presidência. Tudo para evitar um pronunciamento do pedetista.
 
Falando nele…
 
Ainda durante a posse dos suplentes, chamou a atenção a presença do presidente do Tribunal de Justiça Estadual (TJ-ES) Pedro Valls Feu Rosa sentado bem ao lado de Ferraço. Para vocês verem como o democrata não é bobo, já que é dono de um cabedal de processos na Justiça.
 
E Jacarenema?
 
O novo prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) se mostrou bem falante para anunciar cortes, extinguir secretarias, aplicar seu choque de gestão, enfim. Mas a população canela-verde espera uma posição da prefeitura quanto ao estranhíssimo incêndio que esta semana atingiu a Reserva de Jacarenema. 
 
140 toques

“Lamentável que um canal de tv #Globo submeta o telespectador esse ridículo #bbb”. O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Carlos Casteglione no twitter.

 
Pensamento
“O medo da pobreza entre as classes educadas é a pior doença moral de que sofre a nossa sociedade”. William James

Mais Lidas