Quinta, 25 Abril 2024

As barbas do profeta

 

O conceito de educação é literalmente mais antigo que o rascunho da Bíblia.  Desde os primórdios da civilização já se praticava algum tipo de atividade educativa, inicialmente baseada na tradição oral. O sistema é tão antigo que até mesmo um protozário no mundo atual ensina a um protozoário mais jovem que essa palavra tem origem latina. E por aí vamos.
 
Toda essa tradição acumulada não evitou que o sistema de educação seja ainda o mesmo há milhares de anos, mesmo diante de todas as mudanças que aconteceram com as civilizações. Basicamente, alguém se impõe como o detentor do conhecimento, e propaga esses conhecimentos para seus dicípulos.
 
Com a fotografia o problema é ainda mais grave. As escolas de fotografia, na grande maioria, continuam ensinando a seus alunos conceitos baseados em um conhecimento antigo e ultrapassado. Números F, velocidade de diafragma, etc. Longe de serem inúteis, esses dados já não garantem nenhum diferencial, muito menos agregam valor à profissão de fotógrafo. Pelo contrário, são conhecimentos que põem a fotografia elementar ao alcance de todos. 
 
O que não é ruim. O ruim da história é que o ensino ainda seja baseado nesses requerimentos, que no mundo atual são facilmente substituídos por qualquer software disponível na loja on line da Apple por um dólar.
 
O desafio atual é que as escolas fotográficas sejam capazes de formar profissionais habilitados a serem mais do que fotógrafos de casamento, como se essa fosse a única forma de ganhar dinheiro na profissão. Uma escola capaz de devolver algum valor para o profissional. Caso contrário, serão cada vez mais os substitutos modernos das antigas prendas domésticas,  ensinadas nas escolas católicas para moças de boa família.
 
A imagem da semana é “O Suicídio em Massa em Jonestown, na Guiana Inglesa”, do fotógrafo americano Keith Meyers / New York Times / Getty. No dia 18 de novembro de 1978, conduzidos pelo Pastor Jim Jones, 909 membros da Igreja Templo do Povo, entre eles 200 crianças, tomaram veneno ou foram assassinadas durante um culto do reverendo.
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/