Domingo, 28 Abril 2024

Atrás da sorte

 

Não se deve duvidar da capacidade do governador Renato Casagrande de alcançar objetivos eleitorais surpreendentes. Sua historia política está cheia deles, como ocorreu na eleição de Vitor Buaiz para o governo, quando o governador tomou o lugar de vice de Renato Soares. Prosseguiu ganhando do ex-governador Max Mauro para o Senado, numa época em que o ex-governador era franco favorito, para não dizer imbatível. Mas esses dois exemplos ocorreram por força de circunstâncias. No caso de Soares, pelo seu grau de independência; já no de Max, atendendo à estratégia de poder do então governador Paulo Hartung de eliminar do campo político uma das lideranças mais fortes do Estado. E chegou ao governo por forças também das circunstâncias, que acabaram eliminando as possibilidades do atual senador Ricardo Ferraço (PMDB) alcançar o governo do Estado, como parecia absolutamente certo. Só que na atual jornada, em busca da reeleição, não se vislumbra as tais circunstâncias presentes nos demais episódios. E sim Casagrande numa atividade frenética de construir pontes entre sua candidatura e os demais partidos. Mistura de gregos e troianos. 
 
Sentida
Não dá para deixar de comentar a ausência da deputada federal Rose de Freitas (PMDB) na festa de Santa Maria de Jetibá, município que significou para ela uma espécie de santuário político, pelo imenso número de verbas orçamentárias da União que sempre o destinou. 
 
Sentida II
Era comum, por ocasião dessa festa, a manifestação de populares, que sempre viram nela uma espécie de benfeitora. Essa ausência da deputada  está intrinsecamente ligada à derrota de seu candidato no último pleito para a prefeitura. Não digeriu. 
 
Civilidade
A reunião deste sábado (11) da corrente petista Alternativa Socialista, do ex-prefeito de Vitória João Coser, com o propósito de lançá-lo candidato à presidência do PT, contou com a visita das demais correntes do partido, e tratou também de recepcionar o deputado federal Paulo Teixeira, candidato à presidência nacional do partido como adversário de Rui Falcão. 
 
Favorito 
Coser é favorito e deve contar também com o apoio da corrente Democracia Socialista, de integrantes da antiga Força Socialista, capitaneada pelo suplente de vereador Eliezer Tavares, e de uma corrente dos Independentes ligadas ao ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão. 
 
Prenúncio
Há prenúncio de chuvas e trovadas na Assembleia Legislativa, da parte do deputado Euclério Sampaio(PDT). 
 
Surpresa
Nesse confronto do grupo de republicanos com o presidente do partido, senador Magno Malta, a surpresa ficou por conta da parte do atual secretário de Esporte do Estado e deputado estadual Vandinho Leite. Sempre avesso a conflitos, esteve à frente desse. Mas mostrou que realmente não é do gênero. 
 
Presença
A Capital do Estado, que se acostumou com o estilo de Coser, mais chegado ao comando do gabinete, está tendo que lidar agora com um prefeito de rua, como Luciano Rezende (MA). Ele tem indo constantemente aos bairros em busca da discussão dos seus problemas. 
 
Agita
Desta maneira, o prefeito de Vitória assanha correntes políticas que armam-se para fazer oposição à administração municipal, como o Partido dos Trabalhadores, que tem sua base política no movimento dos bairros.
 
PENSAMENTO:
“Só os degenerados veem no poder a possibilidade de fazer o mal sem punição”. Thomas Mann 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/