Segunda, 29 Abril 2024

Ausência sentida

 

A TVE-ES está exibindo a série especial Ex-governadores, com entrevistas de autoridades que já comandaram o Espírito Santo do Palácio Anchieta. Estreou nessa segunda (21), com exibição sempre às 20h15. Participam Elcio Alvares, Gerson Camata, Vitor Buaiz, Max Mauro e Albuíno Azeredo. Três faltas, no entanto, serão sentidas. Arthur Carlos Gerhardt, José Ignácio Ferreira e Paulo Hartung não puderam participar. O primeiro é o pai das poluidoras capixabas. O segundo foi trucidado moralmente pela nova história capixaba que seu sucessor pretendeu escrever. Falamos de Paulo Hartung, claro. Os últimos eventos na política capixaba - e não aludimos apenas à Operação Derrama, que atingiu um sem-fim de aliados dele - nos levam a desconfiar da ausência de Hartung. Logo ele, que, ao longo de oito anos, ufanou-se da “casa arrumada”, do “Novo Espírito Santo”. O que houve?  
 
Cavalheirismo
 
Investigado pela Operação Derrama, Thedorico Ferraço (DEM) é advogado da esposa, a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub, presa por força da mesma operação, em duas ações de improbidade administrativa que correm em primeira instância na Justiça estadual.
 
Alívio
 
A Operação Derrama trouxe um benefício indireto: desviou o foco do chororô dos novos prefeitos com dívidas de gestões passadas, necessidade de redução de gastos, corte de comissionados, fim do Fundap, etc. Já deu.
 
Inferno astral
 
É incrível como, desde quinta-feira (17), cada novo dia traz um novo fato sobre o suposto envolvimento de Ferraço no esquema desarticulado pela Derrama. Fatos não penas novos, como também bombásticos. Como será o amanhã? 
 
Mistérios da Assembleia
 
Já que nos avizinhamos das eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, convém relembrar um mistério: até hoje não se sabe a real quantidade de cargos comissionados a que tem direito cada deputado integrante da Mesa. Cada deputado tem direito a 18 cargos de gabinete. Por que será que isso é tão bem guardado?
 
Mistérios da Assembleia II
 
Poucos têm o poder de explicar por que o deputado Sérgio Borges (PMDB) está há quatro mandatos na presidência da Comissão de Finanças. Borges substituiu Edson Vargas, que morreu em janeiro de 2006, e depois não saiu mais. E por que Élcio Álvares (DEM) preside a Comissão de Justiça há quatro mandatos? E o Doutor Hércules (PMDB) na Comissão de Saúde há três mandatos? 
 
Cadeira de fogo
 
Os servidores possuem um serviço de atendimento médico e odontológico gratuito... que não está funcionando. Às sextas não há médico e os medicamentos atendem apenas dores de cabeça. E desde quarta-feira (16) não há atendimento odontológico. Detalhe: um curto-circuito tocou fogo na cadeira do paciente.
 
Quem nunca?
 
Veja que interessante: a Serra sancionou lei que obriga os estabelecimentos comerciais a fixar tarjas sinalizadoras em vitrines. Bom para evitar que um pobre mortal, distraído com a vida, dê com a cara no vidro. 
 
140 toques
 
“Acidente na BR 101 mostra o q a gente já sabe:a duplicação é pra ontem! Uma nova licitação precisa ser feita”. Olha quem reapareceu no twitter:o senador Riçado Ferraço (PMDB). E falando de... duplicação da BR-101. Ô, assunto importante, hein, Ferracinho.
 
Pensamento
“Quando não se pode derrotar, fica-se sócio”. Ulysses Guimarães

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/