Domingo, 28 Abril 2024

Brilhante engodo

 

O escândalo do posto fiscal de Mimoso do Sul é fichinha perto dos outros que andam escondidos e guarnecidos por ações de integrantes do comando do Ministério Público Estadual (MPES). Mas tem sua importância, por incluir o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). É, inclusive, a primeira vez que isso ocorre. Os outros que vieram a furo foram para a conta corrente de auxiliares e secretários, apesar das impressões digitais de PH neles cravados. Nesses casos, o próprio governo Renato Casagrande o livrou dando, como deu, legitimidade aos deferimentos fiscais em favor de empresas que integram a tal da unanimidade que guarneceu o governo Hartung, e prossegue guarnecendo o de Casagrande. Feita a devida introdução, um comentário político já se faz necessário: como Casagrande vai para sua reeleição de braços dados com o ex-governador, com toda essa carga negativa, ainda mais se tiver como adversário um língua solta como o senador Magno Malta (PR)?
 
Sem requinte
Paulo Hartung sem o requinte do mal é um político desarmado. Em parceria com setores do Ministério Público e do Judiciário, construiu todo um império político, aterrorizando os que se interpuseram no seu caminho.
 
Vai renovar
Pela movimentação que já anda grande em favor de conquistar uma cadeira de deputado federal, há previsão de caras novas: o vice-governador Givaldo Vieira (PT) e o deputado estadual e secretário de Esportes, Vandinho Leite (PR), com certeza.
 
Provável
O ex-prefeito de Cariacica, Helder Salomão (PT), agora no secretariado de Casagrande, é outro que pode pegar também  uma cadeira. Mas vai depender do atual prefeito, Juninho, não lançar candidato. E pelo que se sabe, o PPS quer que Juninho e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, contribuam com o partido, elegendo pelo Estado um deputado federal.  
 
Reeleição
Dos atuais deputados federais, garantido mesmo só o Paulo Foletto (PSB) O seu partido, presidido pelo Macaciel Breda, já anda fazendo a chamada reserva de domínio. Terá o partido todo com a sua candidatura. O PSB cresceu muito nas últimas eleições.
 
Contagem
Assim sendo, de saída, é possível dizer que  quatro vagas já andam praticamente reservadas. Sobram seis. Dos atuais deputados, Iriny Lopes (PT) vai ser prejudicada por Givaldo e Helder; e Suely Vidigal (PDT) deve ceder a vaga ao marido, o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT).   
 
Contagem II
Jorge Silva (PDT) terá suas chances reduzidas, se realmente o prefeito de São Mateus, Amadeu  Boroto (PSB), resolver se candidatar a deputado federal. Rose de Freitas (PMDB) sofreu enorme baixa nas suas prefeituras, e Lelo Coimbra (PMDB) é dependência de Hartung.
 
Contagem III
Camilo Cola (PMDB) já andou anunciando que não se candidatará mais. Carlos Manato (PDT) é daqueles que surpreendem sempre na chegada. E Lauriete (PSC) depende dos votos evangélicos. Já César Colnago (PSDB) vai precisar de uma nave especial para levantar voo.
 
Modelo PH
O presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), levantou suspeita contra a gestão do vereador petista Reinaldo Bolão, sem sequer ter apurado, numa atitude clara de contê-lo na oposição ao prefeito Luciano Rezende (PPS), no velho estilo Paulo Hartung.
 
Do ramo
Precisou perder dois anos de governo para que Casagrande encontrasse a pessoal ideal para colocar na Comunicação, a jornalista  Flávia Mignoni.
 
PENSAMENTO:
“Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem”. Millôr Fernandes

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/