Domingo, 28 Abril 2024

​Caminho democrático

A sociedade brasileira se encontra em uma encruzilhada, em que a escolha de um dos caminhos pode nos levar a um período de paz, liberdade e desenvolvimento social, para continuar nosso processo lento e gradual da busca de equilíbrio entre nossa população, ou um caminho de aprofundamento das crises sociais, desigualdades econômicas e agressões ao meio ambiente.

A democracia e a cidadania responsável nos cobram uma participação e um posicionamento claro e objetivo sobre a forma de funcionamento da nossa sociedade, e é nosso dever e obrigação construir um projeto de nação de curto, médio e longo prazo, com justiça e equilíbrio entre as igualdades para os seus cidadãos.

Do ponto de vista do curto prazo, temos o segundo turno das eleições, neste domingo (30), quando o resultado democrático e soberano do povo não definirá apenas o próximo governo para um mandato de quatro anos, mas sim qual projeto de sociedade queremos seguir.

Consciente ou não, o desejo e o interesse de um povo é pertencer a uma nação admirada pela sua democracia e sua capacidade de proporcionar dias melhores e alimentar sonhos de realização social e econômica para seus habitantes.

Neste momento de escolhas, precisamos nos posicionar entre os projetos diferentes de sociedade em debate e ter clareza do que cada um representa para o nosso presente e futuro dos nossos.

A escolha de alguém para nos representar deve ser de acordo com o que queremos para a nossa sociedade. Precisamos de um projeto com uma liderança com capacidade para combater a violência, defender a liberdade democrática e construir diálogos e pontes para que nosso povo possa desenvolver-se e ser feliz.

Diante desta encruzilhada, precisamos abandonar os caminhos das rupturas institucionais e seguir o do respeito democrático e construir um ambiente de convergência para o respeito ao estado democrático de direito. Como vimos, no decorrer do processo eleitoral, com o exemplo da união de mais de um milhão de brasileiros na assinatura da carta manifesto em prol da democracia na Faculdade de Direito da USP, que contou com a adesão de dezenas de entidades e instituições, num sentimento coletivo de amor ao nosso país, ao seu povo e as suas instituições democráticas.

Para avançarmos rumo a uma sociedade melhor para todos, é necessário aceitarmos com serenidade as diferenças de propostas dos que estão unidos na defesa da democracia, do respeito ao próximo, e num projeto de construção permanente de uma sociedade melhor.

Precisamos construir um pacto e um ambiente de estabilidade, reconhecendo e respeitando as diferenças e as divergências individuais dentro de um projeto maior de sociedade e de enfrentamento à barbárie e ao retrocesso civilizatório.

Construir pontes e diálogos entre as mais diferentes lideranças comprometidas com nosso povo e sua evolução, é indispensável para o nosso desenvolvimento humano com inclusão social e econômica da maioria.

A maioria do nosso povo entende a necessidade da convergência num projeto de sociedade, pois as pessoas comprometidas com uma cidadania democrática e responsável, percebem que nossa sociedade não aguenta mais retrocessos políticos, sociais e econômico.

Todos nós e as principais e diversas lideranças, comprometidas com a evolução de nosso povo, precisam se colocar ao lado de um projeto que garanta a sobrevivência da nossa frágil democracia, pois há momentos que é necessário passar por cima das diferenças menores para enfrentar o mal maior que é a fome, o desemprego, a desvalorização do salário e a redução do poder de compra, o aumento das agressões ao meio ambiente, e o aumento da discriminação social e do racismo.

Por estes e tantos outros motivos de retrocessos, é nosso dever nos posicionarmos e sairmos de nossas bolhas, e com muita esperança, contribuir para devolver a sociedade, a democracia, o desenvolvimento, a prosperidade, a solidariedade e a justiça social.

Precisamos enfrentar todo sentimento de ódio e trazer para o nosso povo um sentimento de esperança, superar o medo, participar com ousadia e determinação das disputas de projetos, para viabilizar um projeto democrático com participação popular, para construirmos uma sociedade onde haja respeito às diferenças e valorização do ser humano, para construirmos a sociedade que merecemos e que só será construída com a nossa participação democrática e vigorosa, para vivermos sem medo, com segurança e paz, no presente e num longo futuro.

Não é simples nem fácil, mas precisamos enfrentar as encruzilhadas da vida com coragem e determinação, para fazermos as escolhas de nossos representantes de acordo com nossos desejos e interesses e, depois, com nossa participação efetiva acompanharmos e fiscalizarmos para que nossos representantes escolhidos democraticamente, cumpram o seu papel, para nos representar em nossos desejos, interesses e necessidades.

Melhor fazermos escolhas difíceis na vida, do que não termos a oportunidade nem o direito de escolher. Escolher um caminho é necessariamente abandonar outros. Que viva e se fortaleça sempre a nossa frágil democracia.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários: 2

José Carlos em Sábado, 29 Outubro 2022 21:39

Perfeita está coluna para refletirmos sobre nossas escolhas necessárias neste segundo turno. Parabéns ao jornal Século Diário e ao seu colunista. Sigamos sempre com ousadia, coragem e determinação de sujeitos que presidem as ações em prol de uma sociedade justa e fraterna. Venceremos.

Perfeita está coluna para refletirmos sobre nossas escolhas necessárias neste segundo turno. Parabéns ao jornal Século Diário e ao seu colunista. Sigamos sempre com ousadia, coragem e determinação de sujeitos que presidem as ações em prol de uma sociedade justa e fraterna. Venceremos.
Miguel Antônio Madeira da Silva Araújo em Domingo, 30 Outubro 2022 13:15

Parabéns Caetano Roque.
Hoje será decidido quem será o presidente do Brasil nos próximos 4 anos.
Antes de votar momento de fazer um retrocesso de como foram os últimos 4 anos da vida de cada um, da família, da comunidade, do trabalho, da sociedade.
Quão difícil foi esticar o salário, benefício, recursos adquiridos para o sustento.
O que foi cortado de direitos e conquistas.
O que foi perdido que a duras penas virou direito.
Hoje não é um dia de festa, nem disputa de um campeonato.
Ter a oportunidade na mão de dar um novo rumo na história do país.

Parabéns Caetano Roque. Hoje será decidido quem será o presidente do Brasil nos próximos 4 anos. Antes de votar momento de fazer um retrocesso de como foram os últimos 4 anos da vida de cada um, da família, da comunidade, do trabalho, da sociedade. Quão difícil foi esticar o salário, benefício, recursos adquiridos para o sustento. O que foi cortado de direitos e conquistas. O que foi perdido que a duras penas virou direito. Hoje não é um dia de festa, nem disputa de um campeonato. Ter a oportunidade na mão de dar um novo rumo na história do país.
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/