domingo, agosto 31, 2025
19.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Cobiçado

Em 2008, Hércules Silveira (PMDB) foi para a disputa no segundo turno contra o então deputado federal Neucimar Fraga, hoje no PSD. Ele poderia ter vencido aquela disputa, se não tivesse sido abandonado pelo partido no meio do caminho, mas seu capital de votos lhe garantiria a reeleição para a Assembleia dois anos depois com uma votação invejável – foi o sétimo mais bem votado.
 
Em 2012, a classe política esperava que o deputado disputasse a eleição no município, mas ele abriu mão do pleito e apoiou a candidatura do atual prefeito Rodney Miranda (DEM). O apoio do peemedebista foi decisivo no embate com Neucimar Fraga. 
 
Em 2014, Hércules apareceu entre os mais bem votados para a Assembleia, ficando em terceiro lugar e quase dobrando a votação de 2010. E agora, com a proximidade do processo eleitoral de Vila Velha, novamente o deputado estadual ganha novamente os holofotes como uma grande incógnita. 
 
Se Hércules Silveira disputar, será um candidato competitivo contra Neucimar Fraga e vai revisitar o embate de 2008. Se repetir a postura de 2012 e apoiar Rodney Miranda, reabilita o prefeito para a disputa eleitoral. Ainda que fique neutro e não apoie ninguém, Hércules ainda colocaria um ponto de interrogação na cabeça da classe política canela-verde. Como seriam divididos os votos do deputado? Ele transfere? Se transfere, transfere para quem?
 
Hércules é um nome popular. Ele agrega uma grande quantidade de votos e fortalece qualquer palanque. O deputado conseguiu uma coisa rara no cenário político do município, o apoio dos Mauro. O deputado, porém, não consegue passar segurança para os aliados. 
 
Com a menor rejeição e uma imagem bem popular, se conseguisse convencer a classe política e o eleitorado, o desempenho na corrida pela prefeitura poderia ser ainda maior. Mas, primeiro, o deputado precisa convencer o PMDB e, principalmente, o governador Paulo Hartung de que é uma aposta viável. 
 
Fragmentos:
 
1 – Com a aproximação de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) com a Rede de Gustavo De Biase, o PSC que estava dando prioridade ao palanque tucano, agora está conversando com outras candidaturas. O partido quer a vice ou para o vereador Wanderson Marinho ou para o pastor e apresentador Ely Blunck.

 

2 – Neste sábado (16), o PSB e a Fundação João Mangabeira (FJM) realizam o Seminário Estadual “Cidades Inclusivas” com o objetivo de promover uma manhã de formação os socialistas que pretendem disputar a eleição de outubro.

3 – Já o PT de Vila Velha realiza o encontro de sobre táticas eleitorais para a disputa deste ano. Será também neste sábado (16), das 9 às 13 horas , no Society Covre, no bairro Alvorada. 

Mais Lidas