Domingo, 28 Abril 2024

Com sorvete e com afeto

Todos os dias da nossa constante rotina são recheados de notícias. Algumas boas, muitas até razoáveis, mas quem quer saber de notícia boa? Todos gostam mesmo é de tragédia, filme de soco e pontapé, quanto mais efeito especial, melhor. O vizinho e a vizinha vivem às turras, entre tapas e beijos, e o condomínio fica na expectativa - o que teremos hoje? Quando saem de mãos dadas, entre beijinhos e sorrisos, todos ficam decepcionados…dia de gritos e pancadarias é festa na área!

*

Junho é o mês das boas notícias, e nada mais justo que só falar de coisas boas. O Cardeal Richelieu - que mandava nos tempos do rei Luis XIII - foi o inventor das facas de mesa, essas de pontas elegantemente arredondadas. Sendo um nobre de fino trato, o cardeal se sentia mal em ver seus comensais "palitando" os dentes com as facas pontudas. Era um tempo de dentes ruins. Josefina, esposa do grande Napoleão, perdeu os dentes da frente por causa de uma incontrolável paixão por sorvetes.

*

Mas como, se não havia geladeiras na época? O sorvete foi inventado na China há três mil anos, feito com leite de arroz misturado com neve. Quando Marco Polo andou por aquelas bandas, gostou tanto que levou a receita para Veneza. Nero, o Imperador romano, tinha uma receita própria: os escravos iam buscar neve nas montanhas para congelar sucos de polpa de frutas adoçadas com mel. A boa notícia? Em Paris, 1660, um certo Procopio Coltelli instalou a primeira sorveteria profissional do mundo.

*

Josefina também era fã de um cachorro quente com um molho bem apimentado. Inventados pelos babilônios em 1500 a.c, eram chamados de salsicha no pão. Viraram hot-dog em 1850, graças a um cozinheiro de Frankfurt, cujo cachorro gostava muito de saborear uma salsicha no pão...mas tinha que ser quente! Comi meu primeiro cachorro-quente em Washington, DC, em 1976, festa de comemoração do bicentenário americano. Não direi que amei, mas de vez em quando…

*

Se junho é o mês das boas notícias, fico de olho no noticiário, a ver se tudo vai indo de vento em popa, se todos podem saborear pelo menos um cachorro-quente todo dia, ou uma salsicha no pão, com sorvete ou sem sorvete. Se as escolas estão sendo bem equipadas, se os hospitais estão vazios, não por falta de profissionais e remédios, mas porque ninguém mais fica doente. Mais boa notícia: seu horóscopo para junho promete muito amor e muito sorvete. Sem engordar!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/