Sexta, 29 Março 2024

Comunicação pública?

As diferenças das atribuições e as competências do Estado e do governo são fatores essenciais para um necessário debate em torno do que é aceitável do ponto de vista legal e pode ser realizado com o uso do dinheiro público. De forma especial, encontram um campo apropriado nos meios da comunicação pública, canal imprescindível ao fortalecimento dos níveis de visibilidade de quem detém o poder político.  



Ausente do debate mais aprofundado, essa distorção, de tão banalizada, já faz parte da lista de interpretações equivocadas da legislação e não é preciso muito esforço para constatar fatos. A promoção pessoal pode ser vista nas sessões da Assembleia Legislativa, em câmaras de vereadores, e sites do Poder Executivo em todos os níveis, em transmissões de TV ao vivo, e por meio de sites ditos oficiais.  



No simpósio "Tendências da Comunicação Pública no Brasil", promovido de 18 a 20 deste mês pela Assembleia Legislativa, essa distorção foi abordada, mesmo que superficialmente, pela jornalista Helena Chagas, ex-ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do governo Dilma, abrindo a possibilidade para ampliar a busca do que seja, realmente, correto.   



Para maior esclarecimento, considerando a confusão existente, por ausência de conhecimento das regras ou por acentuada sagacidade da classe política, é preciso definir as coisas: “Estado é toda a sociedade política, incluindo o governo. O governo é principalmente identificado pelo grupo político que está no comando de um Estado”. 



Desde a publicação, na década de 60, do livro Aldeia global, do filósofo canadense Marshall McLuhan, a comunicação passou a ocupar a centralidade das relações,  em especial as de governo, dentro de funções executivas, legislativas e judiciárias, para gerir não somente interesses sociais, mas ideológicos e pessoais a fim de estabelecer níveis maiores ou menores de intervenção. Há, a partir daí, a chamada “voz do dono”, ou seja, de quem está no poder.  



É desse modo que funcionam os meios de comunicação públicos, alimentando a confusão em torno do que seja, de fato, Estado e governo, muitas vezes estabelecendo caráter personalista de inegável teor político, para favorecer o ocupante do cargo. Funcionam como meio permanente de campanha eleitoral, com os mesmos critérios que levam lideranças políticas a divulgarem, por esses mesmos canais, ações de gestão como se fossem favores prestados às comunidades.



Ainda no simpósio promovido pela Assembleia, a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel, anunciou a expansão desse mecanismo, que começou há 10 anos, para 60 milhões de pessoas, alcançando 300 municípios brasileiros, que passa a incluir, também, o Legislativo estadual e se encaixa em estratégia de confundir o público com o privado.  



Nesse quadro, a legislação que regula a propaganda política e estabelece critérios, a fim de evitar o abuso do poder econômico, cai por terra. A campanha é permanente e os meios estão à disposição de quem tem cargo eletivo, que pode até mesmo exercer a censura, como ocorreu recentemente com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), um projeto de TV pública destroçado no governo Jair Bolsonaro. 

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/