domingo, agosto 31, 2025
19.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Contramão

Com uma trapalhada pior do que a outra, o governador Paulo Hartung (PMDB) virou alvo fácil das redes sociais, terreno onde já navega com dificuldade. Desta vez, o tema é mobilidade urbana. Enquanto o resto do país se vê diante da necessidade de discutir projetos na área como prioridade, a atual gestão estadual vem jogando para escanteio tudo o que já havia sido iniciado nos últimos anos. Primeiro o Aquaviário, depois a Quarta Ponte, e agora o BRT (vias exclusivas para ônibus). Com a desculpa da crise econômica, que Hartung só usa quando convém, o Estado permanece sem seu Plano de Mobilidade Metropolitana e apresentando medidas paliativas para empurrar o problema com a barriga. No lugar de planejar as cidades para as pessoas, com foco no transporte coletivo, retrocede para priorizá-las aos automóveis. Leia-se: a elite. E todo o dinheiro investido até agora? Isso mesmo, vai para o ralo.

Imobilidade

Aliás, como tem feito sistematicamente, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) abriu fogo contra o cancelamento do BRT. “É a visão ultrapassada e elitista de um governo que não tem compromisso com as reais necessidades da população. E muito menos com os recursos públicos”.

Ingerência

Por falar em Hartung, os bastidores da eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) já dão conta da estratégia do governador de retomar o comando da seccional capixaba, como nos velhos tempos de Agesandro da Costa Pereira.

Ingerência II

Na campanha da filha do ex-presidente da Ordem, Santuzza Pereira, estariam escalados Cristiane Mendonça, ex-secretária estadual da Fazenda e hoje assessora especial em seu gabinete, e Tião Barbosa, ex-secretário de Comunicação, ex-chefe de gabinete de Hartung e amigo de longa data do governador. Aí tem…

Paternidade

O deputado federal Max Filho (PSDB), cotado à prefeitura de Vila Velha no próximo ano, reagiu às reuniões realizadas pelo seu adversário de outros carnavais, Neucimar Fraga (PSD). Nas redes sociais, o tucano criou as hashtags #reuniãodesegundasótemuma #énaprainha.

Qualquer semelhança…

É que, como já dito aqui, Neucimar tem realizado reuniões toda segunda-feira, assim como Max. Só muda o local. Enquanto o deputado utiliza, há anos, o Dispensário São Judas Thadeu, na Prainha, Neucimar estabeleceu como ponto de encontro a Câmara de Vereadores. Interessante é que, desta vez, ele anuncia a próxima em data diferente: 5 de agosto, uma quarta-feira. Os dois ex-prefeitos devem se enfrentar novamente em 2016.

E aí?

Gustavo de Biase, articulador da Rede Sustentabilidade no Estado, questiona em seu Facebook: “será que a Prefeitura de Vitória vai multar a Vale também? Ou continuará assistindo do gabinete a população sofrendo com o pó preto? Com a palavra, Sr. Luciano ‘Mudança’ Rezende”.

‘Presentão’

A propósito, o valor estipulado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), de R$ 220 mil, para uma empresa reincidente em lançar minério no mar e que tantos outros impactos causa é, no mínimo, uma piada. Compara com o lucro exorbitante que a Vale tem às nossas custas…

Mal na foto

Pra você ver como são as coisas. Magno Malta (PR), que adora posar de rei da moralidade, foi o segundo senador mais faltoso no primeiro semestre deste ano na Casa onde ocupa uma cadeira. Ficou atrás somente de José Maranhão (PMDB-PB), afastado por razões médicas. Tem telhado de vidro.

Suado

Notícias que vêm de Conceição da Barra, norte do Estado, atestam que o reajuste concedido pelo prefeito Jorge Donati (PSDB) aos servidores municipais só saiu devido a muita pressão do sindicato da categoria, que fez até operação tartaruga. Vem a ser o Sindisbarra, que tinha como secretário Edson José dos Santos Barcellos, assassinado em 2010. O mando do crime foi atribuído a Donati.

Interesse

Hoje o sindicato é presidido por Jovane Clarindo (PTN), derrotado na eleição de deputado estadual do ano passado. Dizem, por lá, que ele pode concorrer a prefeitura em 2016, com o apoio da categoria.

140 toques

“Governo Hartung dobra gasto com marketing e destina mais de R$ 19 milhões às empresas de mídia”. (Sindipúblicos – no Twitter).

PENSAMENTO:

“Uma boa cidade é aquela onde as pessoas desejam caminhar nas ruas”. Enrique Peñalosa

Mais Lidas