Domingo, 28 Abril 2024

Convenceu?

Pelo jeito o ex-governador Paulo Hartung sentiu o golpe. Durante seu governo, as poucas vozes que se levantaram contra ele nunca foram respondidas, os arranjos institucional e político se encarregavam de calá-las. Desta vez, o ex-governador vem a público para tentar explicar uma denúncia de improbidade administrativa. Mas explicou?



O governador retomou um discurso que havia finalmente abandonado depois que saiu do governo, de que encontrou um Estado de desmandos, sem recursos, e tal, como se isso o tornasse impermeável a qualquer mancha. Mas não o torna.



Adotou um discurso, no mínimo, intrigante ao dizer que o governador não pode ser responsabilizado pelos atos de seus subordinados. Ora, mas José Ignácio Ferreira, seu antecessor, não foi responsabilizado justamente pelos atos de apoiadores? José Carlos Gratz não é acusado de participação em um escândalo porque era o presidente da Assembleia? Por que com Hartung é diferente?



Sem apresentar uma justificativa realmente plausível, o ex-governador recorre a um expediente também conhecido em seu mandato: o maniqueísmo. Qualquer voz que se apresente contra ele, que conteste algum de seus atos é imediatamente jogado na vala comum do crime organizado. Levanta a suspeição sobre os “interesses escondidos por trás dessa denúncia”.



Não dá para manter esse discurso para sempre. Até porque as denúncias que vem sendo feitas contra Hartung e seus aliados nos últimos tempos não vêm de antigos adversários perseguidos por ele em tempos passados. Vêm de pessoas que em nada podem afetá-lo com esse discurso. Já se chegou ao absurdo de dizer, no auge da Operação Derrama, que o desembargador Pedro Valls Feu Rosa tinha interesse de se candidatar ao governo do Estado e que era aliado de Magno Malta (PR). Hartung fala em obsessão por sua figura, mas precisa melhorar o discurso para conseguir defender seu governo, com esses argumentos vai ficar difícil conter a rachadura da represa.

 



Fragmentos:



1 – Na véspera da convenção municipal do PSDB, o clima segue tenso no ninho tucano. Tanto que o deputado federal Cesar Colnago e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo estiveram reunidos pela manhã para discutir o assunto.



2 – Há quem diga que as denúncias contra o ex-governador Paulo Hartung e a “tentativa de diminuir o seu governo”, como ele diz, favorecem a candidatura de João Coser (PT) ao Senado.



3 – O deputado Jamir Malini (PTN) enviou ofício à Mesa Diretora anunciando que será o líder do partido na Casa. Ele não é o único caso de líder de si mesmo na Assembleia.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/