Quarta, 08 Mai 2024

Cooptados

 

A cena “comovente” ao lado, acompanhada de uma legenda também “comovente”, publicada no Twitter do vice-governador Givaldo Vieira (PT/foto à esquerda), dá a exata dimensão de como a classe política idolatra as poluidoras do Estado. O registro foi feito nessa terça-feira (11), durante uma solenidade na Samarco Mineração, em Anchieta, sul do Estado, somente para inaugurar precipitadores eletrostáticos em suas usinas de pelotização 1 e 2. E embora a Samarco responda por um longo histórico de crimes ambientais, sendo inclusive reincidente em vários casos, além de causar problemas econômicos e sociais na região há décadas, veja o que Givaldo escreveu para ilustrar a foto: “Hoje, também na Samarco, cuidei da minha árvore plantada há exato um ano na mineradora. Que satisfação vê-la crescida”. Como se já não fosse muito, o vice-governador fez questão de frisar que os novos equipamentos irão reduzir as emissões de poluentes, gerando “relevante ganho ambiental”. Tantos anos de degradação, com a  Samarco passando impune, e Givaldo trata o assunto como se fosse uma grande cortesia, e não obrigação, que aliás já vem com muito atraso. Do lado dele, ninguém menos do que o governador Renato Casagrande – para assinar programa e plano em direitos humanos o socialista não tem disponibilidade, não é mesmo? Agora me diga: dá para esperar alguma coisa?
 
Cooptados II
No caso especial de Givaldo, a cada ano que passa o vice-governador mostra mais que debandou de lado: faz coro às elites e às transnacionais poluidoras. Por que não lembrar também das bandeiras de luta do PT, que ele já não assume há muito tempo? As eleições diretas para diretoria das escolas públicas é um exemplo. Mas não acaba ai. O vice-governador é capaz de tudo. 
 
Bastidores
Alguns nomes já aparecem como cotados, mas a tendência é o prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), optar por um quadro da área na Secretaria de Meio Ambiente. Veremos. 
 
Balde de água fria
Como esperado, o projeto de reestruturação do Tribunal de Justiça recebeu pródigos elogios dos deputados estaduais naa sessão desta quarta (12), com destaque para Elcio Alvares (DEM) – Gildevan Fernandes (PV) também exagerou. O cenário estava perfeito para aprovação da matéria, mas depois de passar pelas comissões de Justiça e Cidadania, eis que surge uma voz. Era o presidente da Comissão de Finanças, Sérgio Borges (PMDB), pedindo prazo regimental. Acabou com a festa.
 
Balde de água fria II
Ávidos a cumprir a missão de satisfazer os homens de toga, a frustração foi geral. O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), então, ficou desolado. Na próxima semana tem mais. 
 
Missão cumprida
Se os deputados ainda não bateram o martelo deste lado, o caso do Tribunal de Contas está encerrado. Os três projetos que criam cargos, plano de carreiras e a Lei Orgânica da Corte de Contas já passaram na Casa. Novidade...
 
Protegido
O procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, posou ao lado do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), para o lançamento da campanha “Brasil contra a impunidade”, o berro de promotores e procuradores contra a PEC 37/2001, que retira do Ministério Público poderes de investigação. Lelo, acostumado a receber blindagem nos órgãos do arranjo institucional montado no Estado, obviamente, está empenhado nisso. Do jeito que está, nada cai na sua conta. 

 
Protegido II
Não tem muito tempo, aliás, Lelo escapou de ser condenado no caso que investiga corrupção durante sua passagem como secretário de Educação no governo Paulo Hartung (PMDB). Para isso, contou com ajuda do colega conselheiro de Contas José Antônio Pimentel. Apesar de ser o ordenador de despesas na época, a manobra arquitetada consta em dividir a culpa com funcionários, nos desvios de R$ 263,7 mil. Pimentel jogou o caso pra frente. Mais um processo que dormirá nas gavetas do Tribunal de Contas. 
 
Não combina
Dentro do contexto e da proposta do “Brasil contra a impunidade”, posar ao lado de Lelo Coimbra é uma contradição e tanta, não acha Eder Pontes?
 
140 toques
“Depois do período de licença para assumir a SPM [Secretaria de Políticas para as Mulheres] e concorrer às eleições, retorno à Secretaria de Relações Internacionais do PT”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Os homens hão de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno." Henry David Thoreau

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/