Domingo, 28 Abril 2024

Coração grande

Esta semana mostramos aqui em Século Diário as movimentações dos prefeitos da Grande Vitória que estão prestes a deixar seus cargos. Repare que eles vão integrar a equipe de governo ou  receber o apoio do governador Renato Casagrande para buscar uma boa acomodação  para 2014. Isso mostra que de um jeito ou de outro estão sendo socorridos pelo governador, que não vai abandoná-los na planície.



A primeira sinalização de Casagrande nesse sentido foi a já confirmada entrada de Helder Salomão (PT) , de Cariacica, em sua equipe de governo. Para isso foi necessário fazer ajustes na Assembleia, com o retorno do secretário de Ação Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, e a tentativa de solução para a permanência do suplente dele, Esmael Almeida (PMDB), na Casa.



O fato é que Helder, devido ao pouco espaço em seu partido para buscar uma disputa à Câmara dos Deputados, vai ficar na equipe de Casagrande enquanto aguarda a chance de voltar à prefeitura de Cariacica. Antes disso, o governador já havia aberto as portas do PSB para que o prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PR) migrasse para o partido e disputasse a eleição à Câmata dos Deputados, aliviando a chapa do PR.



Mas o prefeito preferiu o PSD, onde terá espaço para disputar até o Senado, se quiser. Tudo isso, evidentemente,  tem o consentimento do governador. O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) também não foi esquecido e tem um lugar reservado na equipe de Casagrande, se quiser. Como Iranildo Casado estaria de malas prontas para prefeitura de Vila Velha, tudo indica que o caminho de Vidigal também é o Palácio Anchieta.



Por último, mas não menos importante, o prefeito da Capital, João Coser tem o apoio do governador para disputar a eleição ao Senado. Embora muita gente ache que é um passo maior do que a perna. Mas em um ambiente político tão favorável ao governador, nada impede.



Ao socorrer seus aliados, Casagrande fortalece o próprio palanque. Estamos falando de lideranças que têm um bom capital de votos e estão à frente dos maiores colégios eleitorais do Espírito Santo. As mexidas no secretariado e as movimentações do governador deixam seu palanque à reeleição, do ponto de vista político, muito forte. Quem vai encarar?



Fragmentos:



1 – O encontro do PPS desse sábado (15) para fazer o balanço do processo eleitoral deste ano promete pegar fogo, já que o prefeito eleito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho, quer reivindicar a vaga do partido para disputa em Guarapari, no lugar do correligionário – pero no mucho – Edson Magalhães.



2 – O prefeito nunca foi um popular-socialista de carteirinha. Sua identidade política é o PTF (Partido do Theodorico Ferraço). Se Edson conseguir ganhar no tapetão, como vem tentando, a eleição no município, ele provavelmente vai governar fora do PPS.



3 – Enquanto o PPS comemora o resultado da eleição, o Movimento Popular de Vitória promete pegar no pé do prefeito eleito Luciano Rezende, presidente do partido, por conta do reajuste nos vencimentos do prefeito.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/