
As últimas movimentações dentro do PSDB no Estado sugerem que o partido pode virar um verdadeiro balaio de gato. O controle antes exercido pelo vice-governador César Colnago, em parceria com o governador Paulo Hartung (PMDB), primeiro sofreu um abalo com a entrada na sigla do deputado federal Max Filho, que começou a agitar a base e marcar território. Depois, veio a filiação do senador Ricardo Ferraço recebido como estrela e poder de principal nome do ninho tucano, como batizado pelo presidente nacional da sigla, Aécio Neves. Aí, na esteira, como uma reação a essa nova configuração, começaram a aparecer no mercado os aliados de Hartung com interesses de migrar para o PSDB: os deputados estaduais Gildevan Fernandes (PV), Erick Musso (PP) e Edson Magalhães (sem partido). Logo vieram as reações de resistências, que ameaçam inclusive a permanência na sigla do deputado estadual Sérgio Majeski, crítico do governo estadual. Como se já não fosse muito, no meio desse furdúncio, também há a possibilidade de o próprio Hartung voltar ao ninho. Como vai acabar esse embate de forças? É a incógnita da vez.
Conveniências
A possibilidade da entrada de Hartung no PSDB é reforçada, ainda, pela situação do PMDB, que tem poucas perspectivas eleitorais. O governador vai segurar essa barra até quando? Hartung, não é novidade, corre de time que não está ganhando.
Tête-à-tête
Por falar em Ricardo Ferraço, o senador convida para mais um dos seus encontros “Você mais perto” na noite desta sexta-feira (11), em Boa Esperança, noroeste do Estado, no auditório da Secretaria de Educação. Hora boa para aparecer um grupo de camponeses por lá e questionar o tucano sobre aquela notinha lamentável sobre a ocupação do Palácio Anchieta. Hein, hein?
Sola de sapato
O deputado federal Helder Salomão (PT) avisa que vai percorrer sete municípios neste final de semana: Marilândia, Governador Lindenberg, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Ponto Belo e Mucurici.
Audiências
É dele também a informação sobre a definição dos debates das obras na BR 101, da ECO 101, em Guarapari e Cariacica, que serão realizados nos dias seis e 20 de junho, respectivamente. As datas foram anunciadas pela comissão externa de fiscalização da Câmara, da qual Helder faz parte, nessa quinta-feira (10). As obras irão agravar os atropelamentos de animais na rodovia, que hoje já chegam a índices assustadores.
Laços
O ex-governador Vitor Buaiz, embora afastado da política há anos, ainda é fonte de consulta de lideranças do País. Caso recente o da deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina, que anunciou sua saída do PSB para criar um novo partido, o Raiz.
Maquiagem
Não tem esse protesto em Mariana (MG) que irá contar com empresários do Estado para suplicar a retomada das atividades da Samarco/Vale-BHP? Então, está todo errado já. Denúncias e mais denúncias repudiam a manobra da prefeitura de lá obrigando a participação de professores e alunos para dar volume no protesto. No mínimo bizarra essa defesa cega à Samarco.
Tem mais
Como tudo que é ruim pode sempre piorar, também estão marcados buzinaços pela retomada das operações em Anchieta nos próximos dias 27 (Guarapari e Anchieta) e 30 (Vitória). Cruz credo!
Insustentável
Os ônibus de Vitória e do sistema Transcol ainda estão rodando em escala de férias. A população não aguenta mais. E aí, vai ficar assim mesmo?
Nas redes
“Na TV, uma cidade bonita e organizada. Na prática, cortes e sucateamentos na educação de nossas crianças. Essa é a mudança, prefeito Luciano Rezende [PPS]?”. (Vereador de Vitória Reinaldo Bolão – PT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”. Nicolau Maquiavel