terça-feira, agosto 19, 2025
23.9 C
Vitória
terça-feira, agosto 19, 2025
terça-feira, agosto 19, 2025

Leia Também:

Cortina de ferro

As eleições de 2018 se aproximam e ninguém sabe como o PT capixaba vai sair do imbróglio em que se meteu. A eleição do ex-prefeito de Vitória João Coser para o diretório estadual dividiu profundamente o partido. Há os que defendem o desembarque do governo Paulo Hartung (PMDB) e há os que querem mais: que o partido assuma uma postura de oposição ao governo Hartung. Mas, nos jornais, os deputados estaduais Nunes e Padre Honório já marcaram posição: não vão fazer oposição a Hartung de jeito nenhum. Ninguém se entende e numa hora crucial, em que o partido atingiu boa popularidade entre a população, segundo uma pesquisa Datafolha. Para onde vai, então, o PT capixaba em 2018? 
 
Vice-presidência
Filha de João Coser (PT), a advogada Karla Coser assumiu a 2° vice-presidência do diretório municipal do PT em Vitória com a missão de tentar reunificar o partido. Mesmo nos primeiros passos dentro do partido, já deve estar sentindo a pressão para deixar o governo estadual. Karla está na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) desde abril.
 
Briga boa
Quem sai ganhando nessa guerra fria entre Paulo Hartung (PMDB) e Rose de Freitas (PMDB) são os prefeitos do interior. Enquanto o governador dá uma mãozinha aqui, a senadora dá um afago ali. Nessa, os cofres das prefeituras engordam e os investimentos crescem. Coisa boa.
 
Enquanto isso…
Enquanto Hartung se ocupa com o interior, tem gente de olho no vácuo que ele deixou na Grande Vitória. O prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS), por exemplo. O projeto de reativar o transporte hidroviário entre Vitória e Vila Velha, ao mesmo tempo que o governo estadual dá de ombros para o projeto, é um bom gancho. Aliado de Luciano, Renato Casagrande (PSB) festejou a medida nas redes sociais. 
 
Dureza
E o secretário de Gestão Estratégica de Vitória Fabrício Gandini (PPS) falando em combate à corrupção nas inserções do partido na TV? Duro de ouvir.
 
Mesa farta
O secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, foi o grande convidado do almoço que o deputado estadual Hudson Leal (PTN) promove às quartas-feiras em seu gabinete. Também participaram o presidente da Casa, Erick Musso (PMDB), e vereadores de diversos municípios. Tudo para prestigiar Octaciano, que, como se sabe, é candidatíssimo a algum cargo em 2018. 
 
Até o fim
Nessa terça-feira (27), o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), líder da maioria na Câmara, deu uma demonstração e tanto de lealdade a Michel Temer (PMDB): foi o único membro da bancada capixaba que acompanhou o pronunciamento do presidente ao lado dele.  
 
CPI
A tragédia de quinta-feira (22) na BR-101, que vitimou 23 pessoas, vai colocar de novo os deputados da Comissão Externa de Fiscalização da BR-101 da Câmara dos Deputados na cola da ECO-101. Eles tinham aliviado a pressão depois de conseguir, na Justiça, a redução do reajuste de pedágio na rodovia. Agora, aventam até CPI para investigar concessões rodoviárias no país – o foco, claro, é a ECO-101.
 
Só pagando
A Prefeitura de Vitória vai passar a gestão do estacionamento do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, para a iniciativa privada. A licitação já foi aberta.
 
Café amargo
A Câmara Municipal de Irupi fechou a contratação de empresa para aquisição de uma máquina de café expresso automática ao valor de R$ 4,6 mil. Sei não, cafezinho meio caro esse.
 
Pensamento
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Platão

Mais Lidas