Segunda, 29 Abril 2024

CPI Fantasma

 

Muito interessante o movimento puxado por Gilsinho Lopes (PR) e alguns deputados estaduais. Eles juram que há intenção de se criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos de R$ 25 milhões no posto fiscal que nunca existiu em Mimoso do Sul e, consequentemente, o governo Paulo Hartung (PMDB). Tal proposta já teria até oito assinaturas das dez necessárias, mas olhe que contraditório, os nomes são um verdadeiro mistério. Por dedução, sabemos de dois: o próprio Gilsinho e Euclério Sampaio (PDT), que não está deixando o assunto barato e já fez até visita ao local. Mas e os outros seis? Ninguém mais assume posição, muito menos quer se expor. Não é isso que se espera do legislativo, que tem como uma de suas obrigações apurar indícios de corrupção no governo do Estado. E isso independe de o processor tramitar na Justiça, são investigações paralelas. Se o movimento é real, não há motivos para se esconder. Do jeito que está, é igual “falar da boca pra fora”. Firmar compromisso que é bom...
 
Túnel do tempo
Aliás, CPI é artigo raríssimo na Assembleia, principalmente em casos de suspeitas de improbidade administrativa. É só puxar na memória e vamos parar lá no governo José Ignácio Ferreira, com a Casa na Era Gratz. No longo período Hartung, a imposição era o silêncio dos deputados, embora muitos fossem os motivos para investigação. E as poucas CPIs que rolaram não foram por improbidade. Que me lembre, Grampo e Agrotóxicos, com um detalhe, não deram em absolutamente nada.
 
Sem fé
A propósito, enquete publicada em Século Diário mostra que a impunidade em casos que envolve Hartung deixou a maioria dos capixabas desacreditada. Sobre a lambança do posto fiscal, 70% dizem já sentir o cheio de pizza. Os outros 30% ainda têm esperança de que o ex-governador será punido por atos de corrupção. Votaram 558 leitores.



Contraponto
Entidades que integram o movimento SOS Ambiental mostram abaixo a verdadeira Vale, e não a pintada de verde em propagandas para macar o Dia Internacional da Água, nesta sexta-feira (22). Frase de destaque da empresa: "Se cada um poupar hoje, todos ganham um planeta melhor amanhã". Poupe-nos, Vale! 
 
 


Ai tem
Uma reunião entre o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), o senador Ricardo Ferraço (PMDB) e seu suplente Sérgio Rogério de Castro, com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, nessa quinta-feira (21), deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Tema central da conversa: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado (Iphan-ES). 
 
Ai tem II
Vamos aos detalhes. Sérgio Rogério de Castro é empresário que está por trás do empreendimento Fibrasa Conecction, da Construtora Rossi, na Enseada do Suá, em Vitória. No mesmo bairro, o Grupo Buaiz tem ambiciosos planos para expandir o Shopping Vitória, além de muitos outros projetos. As áreas pretendidas têm algo em comum: o movimento contrário do Iphan-ES, que luta para preservar o cone de visualização do Convento da Penha, com vitórias na justiça estadual. A gestão de Coser, ao contrário, facilitou a vida dos empresários. 
 
Ufa!
Ainda bem que o desembargador Samuel Meira Brasil está perto de conquistar cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ), porque se fosse no Supremo Tribunal Federal (STF), bye bye o pagamento de precatórios da trimestralidade. Lembram da liminar dele em favor do Estado?
 
Manobra
O clima esquentou mais uma vez no PT de Aracruz, por conta de uma reunião realizada a portas fechadas na Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira (21). A base do partido acusa a cúpula de tentar permanecer no poder em processo ilegítimo e de infringir o estatuto do partido. É que o ex-presidente – ou atual? – Cláudio Litig, ao assumir a Secretaria Municipal de Habitação, deveria ser desligar da direção do PT. Já que não o fez, o vice-presidente, Herval Nogueira, comunicou ao cartório eleitoral o início de sua gestão à frente do partido, mas parece ter levado rasteira. 
 
Manobra II
Nos bastidores, comenta-se que a cúpula pretende entregar o partido aos vereadores eleitos pelo PT, Fábio Machado e José Gomes dos Santos, do grupo do atual secretário. Os petistas históricos de Aracruz ameaçam desfiliação em massa. 
 
Resgate 
O governador Renato Casagrande instala, na próxima segunda-feira (25), a Comissão Estadual da Memória e Verdade, que irá apurar no Estado todos os casos de torturas, mortes e desaparecimentos de presos políticos durante o período da ditadura militar no Brasil. 
 
140 toques
“Daqui há pouco na estrada para um roteiro pelo Litoral Sul para trabalhar a  Rede-ES: Guarapari, Anchieta, Piúma e Marataízes”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha Roberto Beling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens”. Albert Einstein

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/