A comunicação passou e está passando por uma grande revolução nos meios virtuais. Ela é acessíveis praticamente a todas as idades, crianças e pessoas idosas estão se conectando cada vez mais.
Nas casas, ruas, áreas de lazer, igrejas até nos velórios e nas missas e cultos ela esta presente. Da mesma maneira nos aniversários e casamentos, e de maneira avassaladora nos relacionamentos afetivos que resultam em grandes paixões, que têm inicio, meio e fim,sem um único abraço ou beijo.
O crime virtual pode estar presente, de várias maneiras ele é uma violação dos direitos humanos que precisa ser prevenida, denunciada e punida segundo a legislação.
No Espirito Santo temos uma delegacia para combater crimes virtuais. As denúncias podem ser encaminhadas também para www.rcdh.es, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa o Conselho Estadual de Diretos Humanos.
Alguns dos crimes virtuais: roubo de dados (nome, CPF, número de cartões, senhas) com finalidade de fazer compras movimentações bancárias etc., em nome de terceiros. Propaganda de preconceitos; incitação à discriminação e/ou aos crimes de ódio.
Troca de material pornográfico envolvendo crianças (ver pedofilia e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes).
Divulgações de informações para prejudicar a reputação de alguém, sejam verdadeiras (difamação) ou mentirosas (calúnias).
Cyberbullyng (ataques repetidos a uma pessoa através da internet (e-mail ou redes sociais).Tanto dirigido a ela mesma (insulto) quanto a outra pessoa do seu circulo (ridicularização, calúnia e difamação).
As denúncias contra os crimes de racismo, machismo, xenofobia, homofobia, intolerância religiosa, ou propagação de ideias e símbolos nazistas, de ódio contra pessoas, que são difundidas pelos meios eletrônicos precisam ser coibidos pois, eles atingem as pessoas e incentivam outros criminosos.