Terça, 07 Mai 2024

Cúmplices

 

 
Os movimentos sociais se despertam cada vez mais para a questão ambiental, numa demonstração clara da necessidade de suprir a negligência das estruturas criadas em favor das poluidoras no Estado. O grupo SOS Espírito Santo Ambiental deu um passo importante, partindo para cima da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que vive em eterno conluio com essas mesmas poluidoras. Cobra providências em relação à omissão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Mas vai topar pela frente com Gildevan Fernandes (foto), o novo presidente da comissão, que é do Partido Verde (PV). O último que passou pela função, Sandro Locutor, também era. É exatamente ai que se resume a atuação do PV no Estado. Criado com a bandeira ambiental, nunca assumiu a causa. Tornou-se apenas um nome atraente para conquistar funções como esta e cargos de confiança em secretarias da área. Locutor não fez absolutamente nada na comissão, nem Gildevan vai fazer. Mas se as entidades conseguirem derrubar os tapumes que encobrem os políticos a serviço da poluição, já será um avanço e tanto. 
 
Cúmplices II
Locutor, para quem não se lembra, só jogou para plateia à frente da comissão. Chegou colocando banca, jurando que iria tocar em todos os assuntos ambientais espinhosos do Estado, mas logo virou a casaca e acabou como a maioria: promovendo visitas de cortesias às empresas e com dinheiro delas no cofre.
 
Cúmplices III
A propósito, a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, já tem bastante tempo que está no cargo e ainda é uma total incógnita. Não aparece, não assume posição e muito menos mostra serviço. 



Limite

Esse cenário desenhado no Estado e o movimento de criação de um novo partido capitaneado pela ex-senadora Marina Silva, que impõe restrições às doações de campanha por poluidoras de determinadas áreas, levantam a questão: qual político do Estado vai abrir mão do “garante” das eleições? Por aqui, ninguém está interessado em mexer com Vale, Arcelor, Aracruz, Samarco...
 
Um ou outro
A entrevista dos petistas Iriny Lopes, João Coser e Perly Cipriano à Rádio CBN, nesta sexta-feira (15), reforça o assunto que tratou esta coluna dias atrás, do desafio que terá o governador Renato Casagrande de decidir se o PT ficará com a candidatura a vice ou ao Senado em 2014. Coser, todo mundo sabe, quer virar senador. Mas já há quem diga que o governador está mais para manter a vice ao partido. A pressão rola solta. 
 
Andou
Por falar em Casagrande, ele finalmente baixou o decreto que cria uma comissão para articular a implementação do Plano e Programa de Educação em Direitos Humanos no Estado. É uma cobrança antiga dos movimentos sociais, que estão de olho vivo no comportamento do governo estadual. 
 
Andou II
Entre os representantes da tal comissão está Sérgio Gianordoli, aquele maçom que disputou vaga na Assembleia Legislativa em 2010 e acabou com um “carguinho” na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama). Até hoje, aliás, não se sabe o que ele tem a ver com a área. Gianordoli representa exatamente a Seama no grupo.
 
No encalço
O vereador Reinaldo Bolão (PT) não é o mesmo. Depois de “descer” da presidência da Câmara de Vitória, assumiu postura firme em relação à prefeitura. Primeiro a polêmica dos estacionamentos rotativos, agora ele cobra “uma solução rápida” para a iluminação pública da Capital. Informações foram solicitadas sobre contratos, etc e etc.
 
Cargo
José Célio Vailant Capila, que foi vice-prefeito de Helder Salomão (PT) em Cariacica, é o novo diretor administrativo do Hospital Pedro Fontes. 
 
140 toques
“A maior dificuldade que vejo do partido em Rede da Marina será a luta para democratizar as doações de campanha e reeleição ad eternum”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Em política não se escolhe a companhia”. Nils Kjaer
 
 
    

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/