Quarta, 24 Abril 2024

Curti você no Facebook

 

Quando um garoto de Harvard criou um sítio de relacionamentos, ou rede social, não estava pensando que o pai e a tia dele iriam se entusiasmar com a ideia (não se falando nos bilhões que a brincadeira está rendendo, claro). O Facebook foi criado para jovens universitários da classe alta americana se distraírem entre um teste e outro. O tempo, porém, se apossa de todas as ideias e faz delas o que bem entende, sem respeitar direitos autorais. Eu curto.
 
Com apenas oito aninhos, o Facebook virou coisa de gente grande, tanto por dentro como por fora. Não se sabe ao certo quanto a empresa vale, mas Mark Zuckerberg ficou conhecido como o garoto que recusou um bilhão de dólares. O Facebook está em 70 países, com os Estados Unidos liderando a longa lista de usuários - 115 milhões. As empresas americanas não baniram o site de seus computadores. O segundo país com maior número é o Brasil, com 52 milhões.
 
O número de usuáarios estava quase alcançando a população da China (onde não entra), mas agora os entendidos descobriram que o número de contas falsas é igual à população do Egito – 83 milhões! Só isso, pergunta o povo, que entende mais das coisas que os entendidos. Pergunto a Johan Rivera, que tem três contas ativas, Por que as pessoas criam contas falsas? Ela diz que, nos dias de hoje, temos que ser versáteis. Curtiu?
 
Criado para ser um sítio de encontros, ele acabou virando um sítio de reencontros – amigos, inimigos, rivais, parentes, artistas, amores, ex-isso, ex-aquilo. A maioria dos usuários está acima do 50! Nezio Norten vive sozinho e há anos perdeu o mapa da família. Não fazia ideia de onde andavam os três filhos que pôs no mundo com duas esposas. Um dia, por acaso, acha os cinco no Facebook e ficam amigos. Não é maravilhoso? Nesse natal mandou presentes para todos os netos.
 
O tempo cobra taxa de uso, e a memória vai eliminando antigos registros, abrindo espaço para outras prioridades. Como manter nas limitadas agendas todas as pessoas que um dia passaram por nós? E quem tem tempo de telefonar nos aniversários de velhos tios, novos parceiros, amigos e correligionários? E se ligar, o que vão conversar, se já não têm assuntos em comum? A troca de emails, ajuda, mas não resolve o problema do contato social imediato,
 
O Facebook virou a salvação dos ocupados e esquecidos. Anna Bazides explica que tem três contas, uma para cada filho. Preciso compartilhar essa felicidade com toda a família. Mando fotos, conto as últimas gracinhas. Johnny, de apenas dois anos, pegou meu celular e apertando botões, ligou para todos os meus contatos. Morri de vergonha, mas o menino não é um gênio? Anna é o típico exemplo de como o usuário curte o Facebook: virou álbum de família.
 
Ali´s, é o botãozinho Curto/ Não curto que faz a diferença. Como não curtir notícias de um amigo de infância já esquecido, que de repente reaparece no seu Facebook? Mais bem sucedido
 
que você, porém mais envelhecido, embora sejam da mesma idade... essa é a graça da criação do Zuckerberg!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/