Domingo, 28 Abril 2024

De volta ao Brasil

EU SOU UMA LONGA HISTÓRIA – 50 ANOS DE RÁDIO (REEDIÇÃO)


CAPÍTULO XIV
DE VOLTA AO BRASIL - GAZETA

Um dia, em New York, recebemos um telefonema do Brasil. Era Jairo Maia, dizendo que a Gazeta (Aurelice Aguiar) queria falar comigo. Ao telefone, Aurê disse: Não vai voltar? Eu disse que poderia...mas não queria, mas que iria pensar.

Ao mesmo tempo, Rose de Freitas liga para Monica. Ela estava se lançando candidata ao Governo do Estado e queria que Monica viesse ao Brasil ajudá-la na campanha. Juntou o útil ao agradável. Voltamos, sendo que os filhos continuaram estudando lá, junto com os avós e tias.

Metrópole e as rádios de Paulo Gava

Chegando, fui para a Metrópole FM. A Gazeta havia arrendado de Ferraço (pai) a antiga Cidade. Enquanto isso, com Aurê e Café no comando, se negociava a vinda das rádios de Paulo Gava para o Sistema Gazeta. Essas rádios eram aquelas que pertenceram a Paulo Gava, da sociedade que ele tinha com Pedro Ceolin. Eram a Antena 1, Litoral e depois a CBN.

Na Metróple fizemos um bom trabalho. Tinha uma equipe de primeira linha, Wolney Rocha, Luizão Silva, Ted Conti, Juninho Megahertz, Patricia Valim e Simone Devens. Alexandre, meu primo, tinha acabado de sair da programação musical, entrando Fernanda Queiroz.

A rádio já estava "pegando" entre os ouvintes classe AB, quando Ferraço recebe proposta dos adventistas para adquirir a emissora. Ele oferece à Gazeta, que não compra, não houve acordo. Então ela é vendida para os adventistas. Era para abrigar a Novo Tempo FM. E lá se foi o projeto Metrópole por água abaixo.

Na Gazeta, chegavam as rádios de Paulo Gava. Com elas, alguns funcionários, incorporados à Gazeta, dentre eles, Ricardo Garcia, um dos melhores profissionais que eu vi trabalhando. Era editor, dos bons. Nessa fase, outro editor fenomenal passou pela Gazeta também, André Monjardim. Ambos dispõem de meus respeitos profissionais.

CBN e Litoral

Nesta fase, cuidamos do primeiro lugar da AM, ajudamos a montar a CBN e também a nova equipe da Litoral. A Antena 1 não dava trabalho, pois era apenas um receptor de satélite na área tecnica da Gazeta. O comando era de Paulo Canno, profissional dos mais notáveis.

Um nome que me impressionava pela sua aptidão técnica era Carlos Benfica, o Carlinhos Gambi. Elemento de bom caráter, autodidata, atencioso e competente. Gostava demais de trabalhar com ele.

Aurelice Aguiar Lindemberg

Compartilhamos com as atividades  de Aurelice Aguiar à frente das rádios, como vimos também seu afastamento da empresa. Foram momentos tensos. Continuamos na Gazeta até por volta de 2000. Aí entra meu segundo lapso na carreira profissional. Aceitei um convite para voltar à Tropical FM.

Deixei a Gazeta inclusive a contragosto de Jairo Maia. Sabia que a emissora, mesmo sem a minha presença, continuaria em primeiro lugar no Ibope. A estrutura que ajudamos a construir era sólida. Sabia também que se Jairo saísse de lá, a rádio não seria mais a mesma, como não está sendo hoje. Não trataram Jairo Maia com dignidade profissional como ele merecia. Foi a mágoa grande dele.

Gazeta AM e Jovem Pan (casos)

Reginaldo Silva

Assim que voltei dos Estados Unidos, tive de "encarar" alguns fatos inusitados e preocupantes na Gazeta. Um deles, foi ter que demitir (a contragosto) Reginaldo Silva. Apesar de uma conversa triste, ele aceitou numa boa.

Mônica - a "fujona"

A outra, foi um dia que Mônica Camilo sumiu. Ela, novinha de idade e de trabalho, era do quadro da "nova" Jovem Pan. Uma noite, ligaram para casa e disseram que Mônica não tinha ido trabalhar, que tinha sumido. Lá em casa todos se preocuparam e eu também. Depois de muitas buscas, soubemos que ela tinha ido passar a noite na casa de uma amiga recente. Desde daquela época, Mônica já "causava"

Heckel Loureiro

Assim que voltei dos Estados Unidos em 1994, a gente da Gazeta comparecia muito na casa de shows PlayMen em Santa Lúcia, Vitória. A gente ia curtir e apoiar Carlinhos Gambi. Comia pipoca e via as apresentações das meninas. A galera já era conhecida por lá. O gerente já mandava fazer pipoca de graça para gente.

No Natal daquele ano, resolvemos retribuir a fidalguia da famosa casa. Pegamos o Heckel Loureiro, na época acima do peso, o vestimos de Papai Noel, e lá foi ele com um saco nas costas e fazendo o Ho Ho Ho. Foi o maior sucesso! Hoje, regenerado, ele se refere a isso como "episodio bíblico". Virou até atleta ciclista!

PARABÓLICAS

A Serra Sede agora tem Paulo Duarte no comando de um rádio Web, mantendo um estúdio que a Rede Sim tem por lá.

Mudou muito, para o progresso, o Gilliard Zuque. Hoje faz atividades diversas no campo espiritual e de comunicação.

A aquisição do prédio da Vivo na Reta da Penha pelo Grupo Sim fez com que a empresa fique situada num dos locais mais valorizados de Vitória.

Vamos ver qual o tempo que a Rádio ES passe atuar na frequência modulada. Já passou da hora!

ACESSE JRM NO YOUTUBE
Emilio Santiago - Tropeços Naturais - YouTube
(imagens e legendas)

MENSAGEM FINAL"
"Os jornais, ao que parece, são incapazes de distinguir um acidente de bicicleta do colapso da civilização". George Bernard Shaw

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/