domingo, novembro 2, 2025
27.9 C
Vitória
domingo, novembro 2, 2025
domingo, novembro 2, 2025

Leia Também:

Depois do Halloween

Segundo meus cálculos, alguém gastou $230, porque eu…… 

Acabou, até o próximo. O nome é uma corruptela de All Hallows Eve, que significa Véspera do Dia de Todos os Santos, que também comemoramos no primeiro dia de novembro. Houve um tempo em que essa data no Brasil era feriado nacional, mas perdeu a honraria e poucos ainda lembram de seu significado: com tantos santos no calendário católico, que nenhum ficasse esquecido.

*

A festa é uma festa! Segundo estimativas da Forbes, para este ano devem ter sido gastos  4,5 bilhões de dólares em doces,  4,3 bi em fantasias, e 4 bi na decoração de lojas e residências. Fica longe do Natal, mas mesmo assim é muito dinheiro e muitas abóboras – ou seja, $115 por pessoa. Segundo meus cálculos, alguém gastou $230, porque eu…na hora do Trick or Treat, não são apenas as crianças que passam com cestas e sacolas recolhendo excessos de açúcar.  

*

Sim, todos repetem essa singela ameaça ou não ganham doces. Mais estimativas: 2,3 milhões de garotos disseram que iriam se fantasiar de Homem Aranha e 2 milhões de garotas disseram que iriam se vestir de princesas. Mas deu errado – este ano, os vencedores foram os horríveis monstros de plástico em que crianças e adultos ficam dentro. Total falta de gosto, mas todos pareciam estar se divertindo muito.

*

As tarifas do presidente não assustaram as bruxas do Halloween: esse ano foram gastos 13 bilhões com a festa, superando os 10 gastos no ano passado. Quando os tempos estão difíceis o povo consome mais balas para adoçar o dia a dia. Eram tantas balas que os participantes usavam sacolas de supermercado ao invés das tradicionais sacolas decoradas.

*

Passada a euforia dos monstros e bruxas, a maioria das balas será jogada no lixo, e as fantasias irão para os baús da saudade. A decoração, porém, vai para o fundo dos armários e prateleiras das garagens. Os exagerados alugam cômodos nos muitos locais de armazenamento que abundam por toda parte: prova cabal e irrefutável dos excessos desse país. Mas se não gastam, o comércio não vende e as fábricas não fabricam – essa é a mola que impulsiona a economia.

*

Piadinha que corre por aqui: este ano o presidente e a primeira-dama se fantasiaram deles mesmos. E foi dada a largada para o próximo grande evento: o Thanksgiving, no final de novembro, quando os gastos serão também superiores aos dos anos anteriores. Sossega, coração!

Mais Lidas