Quinta, 18 Abril 2024

Desaforo

A falta de efetivo nas ruas dos municípios do Estado é pauta diária na imprensa. Não há policiais suficientes para inibir a violência e os capixabas se sentem cada vez mais expostos e amedrontados com o crime batendo à porta. Qualquer lugar é lugar, e qualquer hora também. Mesmo diante desse quadro, entra ano, sai ano, e ainda há clima para uma minoria gozar do privilégio de ter à disposição um batalhão de seguranças. Caso do ex-secretário de Estado de Segurança e atual deputado estadual Rodney Miranda (DEM/foto), candidato a prefeito em Vila Velha, que fora do governo há muito tempo, continua bem guardado por onde passa, assim como seus familiares. Somente no prédio onde mora, edifício Mar Mediterrâneo, na orla de Itaparica, em Vila Velha, ficam permanentemente quatro policiais. Fora dele, mais quatro carros brancos estacionados, da marca Fiesta, para qualquer necessidade. O aparato é tamanho, que chega a incomodar os vizinhos. E os custos, obviamente, são de perder de vista. O pior: tudo com o meu, o seu, o nosso dinheiro... 

 

Barulho
Já há uma movimentação para reunir manifestantes na próxima segunda-feira (20), em frente ao Fórum de Vila Velha, onde vai a júri popular o empresário e ex-militar Sebastião Pagotto, acusado de ser o mandante da morte do advogado Marcelo Denadai, em 2002. Caso inspirou a CPI da Lama na Câmara de Vitória, presidida à época pelo irmão do advogado, o ex-vereador Antônio Denadai. À frente da mobilização está a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT), também irmã da vítima. 
 
Munição
História que pode muito bem respingar no candidato do PSDB à prefeitura de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que abafou o caso durante suas gestões à frente a administração municipal – a pedido do tucano, o Tribunal de Justiça suspendeu a CPI. Muito embora Pagotto tenha sido descoberto no período do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na prefeitura, quando o empresário passou a atuar nos contratos irregulares. 
 
Balanceado
A notícia divulgada nesta terça-feira (14) sobre a eleição em Presidente Kennedy (litoral sul do Estado), dando conta da nova vice na chapa do prefeito afastado Reginaldo Quinta (PTB), a mulher do conselheiro afastado do Tribunal de Contas,  Alba Lúcia Alves de Souza (sem partido), expõe a outra face da disputa. O ex-prefeito Aluísio Corrêa (PR) tem como vice o vereador Marcos Vivácqua (PSB), citado no escândalo de compra de terrenos pela Ferrous. 
 
Segue...
Evidente que, no caso de Alba Lúcia, ser vice de Reginaldo Quinta, que acaba de sair da cadeia, pode ser um passo para se tornar prefeita. O petebista, embora favorito, tem muitas pendências judiciais a resolver. Corre forte risco de nadar e morrer na praia. 
 
Previsões
Os entendidos no assunto calculam que a eleição deste ano para a Câmara de Vila Velha, por sinal disputadíssima, deve reeleger pelo menos nove dos atuais vereadores – ao todo, são 17 cadeiras. São eles o presidente da Casa, Ivan Carlini (PR), com possibilidade de ser o mais votado, além de Almir Neres (PSD), Rogério Cardoso (PSDB), João Artem (PSB), Robson Batista (PSDC), Antônio Marcos (PPS), Heliossandro Mattos (PTB), Reginaldo Loureiro (PSC) e Anderson Almeida (PMDB). 
 
Outros fins
É bom o deputado estadual José Esmeraldo (PR) ficar bem esperto. Tem moradora de Bento Ferreira, em Vitória, de olho no veiculo da Assembleia utilizado por ele. É que o carro aparece diariamente estacionado em frente ao escritório de campanha do filho de Esmeraldo, o vereador Sérgio Sá (PSB). Indignada, a moradora vai fazer denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Tem razão. 
 
Cara de pau
Muito interessante, para não dizer outra coisa, as justificativas das empresas poluidoras do Estado para o fato de não financiarem candidaturas no Estado este ano. Cenário, aliás, bem diferente das disputas passadas. Em síntese, dizem elas que não fazem parte de suas políticas atividades nesse campo. Claro, claro...
 
Cara de pau II
O que mudou foi o foco de seus interesses, já que essas empresas concentram hoje suas operações financeiras e econômicas em outros estados. O dinheiro das empresas agora circula em outras praças. Para desespero da classe política capixaba. 
 
140 toques
“Tenho fama de entrar para decidir uma campanha, entro para fazer a diferença e levar Iriny Lopes (PT) para o segundo turno”. (Deputado estadual José Esmeraldo – PR – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Esta é a peculiaridade do privilégio e de qualquer posição privilegiada: matar o intelecto e o coração do homem. O homem privilegiado, seja ele privilegiado politicamente ou economicamente, é um homem depravado em intelecto e coração”. Mikhail Bakunin

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/